O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, anunciou hoje (11) que o Irã não aceitou a proposta de suspensão do programa nuclear, apesar do acordo feito com a Organização das Nações Unidas (ONU) de um “roteiro para a cooperação”.
O acordo aumentaria relativamente a proteção de Israel em relação ao programa armamentista nuclear do Irã. Nas reuniões dos últimos dias foi alcançado um acordo entre as autoridades iranianas e a ONU sobre um “roteiro para a cooperação”, que permite uma inspeção das instalações de Arak, anunciou o chefe do programa nuclear do Irã, Ali Akbar Salehi, no final de uma reunião, em Teerã, com o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Yukiya Amano.
Os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – China, Estados Unidos, Rússia, França e Reino Unido e Alemanha – negociaram durante três dias com o governo iraniano, em Genebra, a forma de suspender o desenvolvimento de atividades nucleares em troca do abrandamento das sanções contra o país.
A última reunião contou com a participação de cinco ministros e um vice-ministro dos Negócios Estrangeiros dos países do grupo 5+1 e Javad Zarif.