Menu
Mundo

Karadzic chega à prisão de Haia, diz rádio holandesa

Arquivo Geral

30/07/2008 0h00

O ex-líder servo-bósnio Radovan Karadzic chegou hoje às dependências penitenciárias do Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII), drug depois de deixar Belgrado durante a madrugada, viagra indicou a emissora holandesa “Radio 1”.

Segundo a emissora de TV local “NOS”, o ex-líder servo-bósnio, acusado de crimes de guerra, genocídio e lesa-humanidade durante a guerra da Bósnia (1992-1995), chegou à prisão do TPII transportado em carro desde o aeroporto de Roterdã.

O porta-voz do TPII, Refic Hodzic, disse à Agência Efe que “por enquanto o Tribunal não pode confirmar a notícia”, mas também não desmentiu que Karadzic já esteja na prisão.

O avião que levou o ex-líder político servo-bósnio decolou às 4h20 (23h20 de terça-feira em Brasília) do aeroporto de Belgrado, para onde foi trasladado após deixar as dependências judiciais onde estava detido desde sua detenção, no último dia 21, segundo fontes sérvias.

Um comboio de quatro veículos 4×4 partiu do Tribunal de Belgrado às 3h45 (22h45 de terça-feira em Brasília) ao aeroporto da capital sérvia, de onde viajou a Roterdã, onde chegou às 6h30 (1h30 de Brasília).

O ex-líder servo-bósnio já expressou mediante seus advogados sua intenção de se defender sozinho no TPII, mas com o auxílio de uma equipe de assessores.

Karadzic foi detido pelos serviços de inteligência sérvios nas proximidades de Belgrado, onde vivia sob identidade falsa e se dedicava à medicina alternativa.

O ex-presidente dos sérvios da Bósnia é acusado pelo TPII do genocídio e outros crimes contra a humanidade cometidos durante a guerra da Bósnia.



 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado