Menu
Mundo

Justiça iraniana retoma processo sobre cidadã francesa detida

Arquivo Geral

17/11/2009 0h00


Com uma nova audiência, um tribunal revolucionário de Teerã retomou hoje o processo sobre a cidadã francesa Clotilde Reiss, acusada de espionagem e de conspiração para derrubar o regime iraniano.

Reiss, que compareceu diante do juiz no dia 18 de agosto, se apresentou na sala em companhia de seu advogado e do embaixador da França, e após declarar retornou à residência francesa na capital, onde vive à espera de veredicto.

A jovem, que dava aulas de francês na Universidade de Isfahan, foi detida no dia 1º junho no aeroporto internacional de Teerã e foi libertada em após pagar um total de 200 mil euros.

Além disso, o procurador-geral de Teerã, Abbas Jaafari Dolatabadi, quis deixar claro que o Judiciário iraniano será o responsável por tomar a decisão final sobre o destino dos três turistas americanos detidos, acusados de espionagem.

Dolatabadi, citado pela agência de notícias local “Fars”, não esclareceu, no entanto, quando a sentença definitiva será divulgada, sobre um caso que alguns meios de comunicação vincularam à tensa situação política entre o Irã e os Estados Unidos.

“A autoridade judicial será responsável por anunciar a decisão final sobre os três cidadãos americanos”, disse Dolatabadi.

Os três detidos, Shane Bauer, Sarah Shourd e Josh Fattal, foram detidos em julho quando aparentemente faziam uma caminhada perto da fronteira entre Iraque e Irã, na província do Curdistão.

Desde então, Washington pede sua libertação, alegando que eram simplesmente turistas e que se perderam e entraram em território iraniano por engano.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado