A Justiça do Paraguai abriu hoje um processo por tráfico de armas, lavagem de dinheiro e adulteração de documentos para Irineu Domingo Soligo, o Pingo, um dos traficantes mais procurados do Brasil.
A decisão foi da juíza Patricia González. Pingo foi preso no sábado passado enquanto dormia em uma fazenda em Capitán Bado, no departamento (estado) paraguaio de Amambay e na fronteira com Mato Grosso do Sul.
O advogado do traficante, Pedro Wilson Marinoni, disse hoje que “esgotará todas as instâncias” para evitar que seu cliente não seja extraditado para o Brasil.
Segundo ele, Pingo tem que cumprir penas de mais de 30 anos de prisão no Brasil, e no Paraguai uma eventual condenação seria “muito inferior”. As declarações aparecem em um comunicado do Poder Judiciário.
Pingo tem pendente no Brasil o cumprimento de duas penas por tráfico de drogas, uma de 15 anos em Passo Fundo (RS) e outra de 26 anos em Ponta Porã (MT).
É a segunda captura relevante feita pela Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai na luta contra cartéis que operam na fronteira. Em dezembro, o brasileiro Jarvis Chimenes Pavão foi preso também no departamento de Amambay.