A Suprema Corte da Rússia anulou hoje a sentença absolutória para os quatro acusados do assassinato de Anna Politkovskaya, capsule uma das jornalistas russas mais críticas à política do Kremlin, drug informaram fontes judiciais.
A decisão do Supremo, order que forçará a realização de um novo julgamento, respondeu a um recurso apresentado pela Promotoria, que alegou a existência de “infrações” durante o processo.
Os quatro acusados foram libertados no dia 19 de fevereiro após serem absolvidos por unanimidade por um júri popular.
Três deles, dois irmãos chechenos – Dzhabrail e Ibragim Majmúdov – e o oficial do Ministério do Interior Serguei Khadzhikurbanov, foram acusados de assassinato.
O quarto, o oficial dos serviços secretos Pavel Ryaguzov, foi processado por abuso de poder e extorsão.
Os advogados da família de Politkovskaya, uma dos jornalistas mais críticas ao Kremlin devido ao conflito na Chechênia, tinham denunciado várias vezes que, entre os acusados, não estavam todos os envolvidos no assassinato.
Os suspeitos tinham alegado inocência desde o fim de novembro de 2008, quando começou o processo, salpicado de filtragens de dados da investigação e da polêmica sobre o suposto papel dos serviços secretos russos.
O suposto assassino da jornalista, um terceiro irmão Makhmudov, Rustam, se encontra em paradeiro desconhecido e é objeto de busca e captura internacional há vários meses.
O assassinato de Politkovskaya, que nasceu em Nova York, em 1958, foi cometido quando a jornalista preparava um artigo sobre as torturas sistemáticas na Chechênia, que foi publicado pelos colegas cinco dias após sua morte.