O canal, uma saída do Rio Mississipi, construído em 1960 como um atalho fluvial em direção ao Golfo do México, teve um grande aumento de seus níveis e acabou inundando 80% da cidade.
Segundo informou a imprensa local, o juiz Stanwood Duval concedeu sentença favorável na quarta-feira a cinco moradores de Nova Orleans e a mais uma empresa que moveram ação contra o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA, responsáveis pela manutenção do canal.
“A má gestão do corpo de engenheiros provocou o aumento do leito do canal em duas ou três vezes, inundando o setor Lower Ninth Ward e a vizinha St. Bernard Parish”, explicou o juiz.
Duval estabeleceu uma indenização de US$ 170 mil para cada uma das vítimas.
A decisão pode colocar o Governo americano em um aperto, já que as inundações afetaram mais de 100 mil pessoas, empresas e entidades, e estas, com esse precedente, também podem reivindicar indenizações.