Menu
Mundo

Juiz bloqueia novas regras de Biden para pedido de asilo

A decisão pode forçar novamente o governo americano a aceitar os pedidos de asilo de qualquer requerente que entre no país

Redação Jornal de Brasília

25/07/2023 18h24

Foto: Banco de imagem

Um juiz federal anulou nesta terça-feira (25) a política de asilo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, rejeitando os recentes esforços da administração para controlar a migração na fronteira sul do país.

O juiz Jon Tigar do tribunal distrital de São Francisco considerou como “ilegal” a política de forçar os solicitantes de asilo a pedirem admissão nos Estados Unidos a partir de seus países de origem ou dos países pelos quais passam no caminho até o território americano.

A decisão pode forçar novamente o governo americano a aceitar os pedidos de asilo de qualquer requerente que entre no país, potencialmente provocando uma nova onda de migrantes na fronteira com o México.

No entanto, Tigar suspendeu imediatamente sua decisão por 14 dias para dar à administração Biden tempo para apelar.

O Departamento de Justiça afirmou que discorda da decisão e recorrerá, buscando ao mesmo tempo uma suspensão mais longa de sua implementação.

Em comunicado, o departamento declarou estar confiante de que as regras implementadas pela administração Biden em maio são “um exercício legal da ampla autoridade concedida pelas leis de imigração”.

A decisão ocorreu em um caso movido por grupos de defesa dos migrantes, após a administração Biden anunciar, em 16 de maio, sua nova abordagem, visando conter os cerca de 200.000 migrantes que tentam atravessar a fronteira sul a cada mês.

Os grupos argumentam que a política de Biden presume efetivamente a inelegibilidade para asilo dos migrantes na fronteira.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado