Menu
Mundo

Jornalista americana chega a Viena após ser libertada no Irã

Arquivo Geral

15/05/2009 0h00

A jornalista americana de origem iraniana Roxana Saberi, sickness libertada recentemente após mais de três meses detida no Irã, chegou hoje a Viena.

Segundo a emissora de TV pública austríaca “ORF”, Saberi deixou Teerã junto com seus pais e seu irmão sem informar qual seria o destino de seu voo, que aterrissou na capital austríaca pouco depois das 6h locais (1h de Brasília).

Seu pai tinha anunciado anteriormente que ela queria voltar o mais rápido possível aos Estados Unidos, mas que tinha comentado que primeiro desejava passar alguns dias de tranquilidade com um amigo em Viena, pois precisa “refletir sobre tudo o que aconteceu”.

Saberi agradeceu ao embaixador austríaco no Irã, Michael Postl, por sua “valiosa ajuda” durante o período em que esteve detida.

“Passarei alguns dias em Viena, porque é um lugar tranquilo”, disse a jornalista, de 31 anos.

Acusada de espionar para os Estados Unidos, Saberi foi libertada esta semana depois de o Tribunal de Apelação revisar a condenação inicial de oito anos de prisão, após três meses de contradições judiciais e disputas políticas.

    Você também pode gostar

    Jornalista americana chega a Viena após ser libertada no Irã

    Arquivo Geral

    15/05/2009 0h00

    A jornalista americana de origem iraniana Roxana Saberi, visit libertada recentemente após mais de três meses detida no Irã, pharmacy chegou hoje a Viena.

    Segundo a emissora de TV pública austríaca “ORF”, about it Saberi deixou Teerã junto com seus pais e seu irmão sem informar qual seria o destino de seu voo, que aterrissou na capital austríaca pouco depois das 6h locais (1h de Brasília).

    Seu pai tinha anunciado anteriormente que ela queria voltar o mais rápido possível aos Estados Unidos, mas que tinha comentado que primeiro desejava passar alguns dias de tranquilidade com amigos em Viena, pois precisa “refletir sobre tudo o que aconteceu”.

    Saberi agradeceu ao embaixador austríaco no Irã, Michael Postl, por sua “valiosa ajuda” durante o período em que esteve detida.

    “Passarei alguns dias em Viena, porque é um lugar tranquilo”, disse a jornalista, de 31 anos, que trabalhou seis anos como correspondente no Irã para veículos internacionais de comunicação como a rede britânica “BBC” e a rádio pública americana NPR.

    “Soube que algumas pessoas passaram problemas por mim, inclusive um deles fez greve de fome. Tanto jornalistas como não jornalistas de todo o mundo me apoiaram muito. Ouvir isso foi muito comovente para mim”, disse Saberi antes de deixar o aeroporto.

    Na segunda-feira, dia da libertação de Roxana Saberi, seu pai deu uma conferência sobre poesia persa no Fórum Cultural da Áustria em Teerã.

    Um porta-voz do Ministério de Exteriores da Áustria disse hoje à agência de notícias “APA” que Postl “foi ativo” na libertação da jornalista graças à grande experiência, atividades no âmbito dos direitos humanos e seus bons contatos no Irã.

    “A Áustria dispõe de uma ampla rede de contatos na República Islâmica, o que ajudou de forma essencial na libertação de Saberi”, completou.

    O funcionário austríaco disse ainda que o Ministério de Exteriores de seu país sabia de antemão dos planos de Saberi de viajar para Viena.

    Acusada de espionar para os Estados Unidos, Saberi foi libertada esta semana depois de o Tribunal de Apelação revisar a condenação inicial de oito anos de prisão, após três meses de contradições judiciais e disputas políticas.

    A Corte rebaixou a dois anos de liberdade condicional a condenação decidida por um tribunal revolucionário em um julgamento rápido, sem acesso do público e imprensa.

      Você também pode gostar

      Assine nossa newsletter e
      mantenha-se bem informado