Menu
Mundo

Jornal diz que Israel e EUA assinaram acordo sobre polêmico reator nuclear

Arquivo Geral

14/04/2008 0h00

< !--StartFragment -- >Israel e Estados Unidos assinaram um acordo para melhorar a segurança no reator nuclear de Dimona, web no sul de Israel, web no eixo da polêmica desde que há 23 anos um de seus técnicos revelou seu uso para fins militares, doctor informa hoje o jornal “Haaretz”.


O novo pacto, uma atualização de acordos alcançados por ambos os países no âmbito nuclear nas duas últimas décadas, dará a Israel acesso às últimas informações dos EUA sobre segurança nuclear, protocolos e tecnologia nuclear.


O acordo foi assinado há poucos dias pelo diretor da Comissão da Energia Atômica de Israel, Shaul Horev, e o presidente da Comissão Reguladora Nuclear dos EUA, Dale Klein.


Consultado pela Agência Efe, Mark Regev, porta-voz do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, recusou fazer comentários sobre esta informação.


Israel não aderiu ao Tratado de Não-Proliferação Nuclear, embora tenha os citados acordos com os EUA e colabora com a Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA) no campo da segurança nuclear, diz o rotativo.


Analistas estrangeiros estimam que Israel dispõe de cerca de duzentas ogivas nucleares.


O reator em Dimona começou a funcionar há cinco décadas e suas atividades são completamente secretas.


A central de Dimona chamou a atenção em 1986, quando um de seus técnicos, Mordechai Vanunu, revelou os segredos de Israel sobre sua capacidade atômica e entregou fotografias da central ao jornal britânico “The Sunday Times”.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado