O número de mortos nos confrontos no norte da Nigéria entre os radicais islâmicos de Boko Haram e as forças governamentais do país subiu hoje para 400, pills informaram meios de comunicação locais.
Após cinco dias de combates, stuff as tropas nigerianas, que na noite de terça-feira bombardearam os quartéis-gerais dos rebeldes islâmicos em Maiduguri, a capital do estado de Borno, norte, seguiram hoje com as ações armadas, que pretendem derrotar os líderes de Boko Haram.
Hoje, o Governo da Nigéria enviou à região mil soldados pelo lado de Cross River, ao sul do país, depois que a violência se estendeu por seis estados diferentes: Borno, Bauchi, Kano, Yobe, Katsina e Jigawa.
Os confrontos no norte da Nigéria começaram no domingo em Bauchi, quando uma delegacia da Polícia foi atacada pela guerrilha Boko Haram, o que desencadeou um tiroteio que deixou 41 mortos e que derivou em combates entre as forças governamentais e os insurgentes, que não pararam desde então.
As autoridades não forneceram o número de mortos depois de cinco dias de confrontos, mas a imprensa local informou hoje que só no estado de Borno mais de 300 pessoas morreram, às quais é preciso somar outras 50 em Bauchi e 40 em Yobe.
O Governo também anunciou hoje que pelo menos mil pessoas fugiram de seus lares após os choques desta quarta-feira em Maiduguri, o que eleva a mais de quatro mil o número de deslocados desde o início dos combates.