Menu
Mundo

Itália diz que incidente dos trens está "esclarecido"

Arquivo Geral

18/04/2011 16h29

O Ministério de Exteriores da Itália afirmou nesta segunda-feira (18) que a controvérsia com a França após a decisão das autoridades daquele país de suspender temporariamente o serviço ferroviário entre a localidade italiana de Ventimiglia e a francesa de Menton para evitar a entrada de imigrantes foi “esclarecida”.

Assim garantiu nesta segunda-feira um porta-voz do departamento em declarações à imprensa italiana, ao assinalar que ambos os Governos estão trabalhando “construtivamente” para alcançar uma solução comum ao problema.

“A situação está esclarecida e o problema solucionado”, comentou o representante do Ministério.

A polêmica entre ambos os países surgiu depois que na véspera a França suspendesse durante sete horas a entrada em seu território de trens procedentes da Itália através da localidade de Menton para impedir o acesso de imigrantes tunisianos.

A partir da Itália atribuiu-se a decisão das autoridades francesas ao medo de uma possível chegada em massa de imigrantes depois que o Governo de Roma decidisse conceder permissões temporárias de residência aos imigrantes tunisianos, considerados imigrantes econômicos, que desde 5 de abril desembarcam em seu litoral.

As autoridades francesas explicaram, após retomar o serviço ferroviário durante a tarde de domingo, que tinham sido obrigadas a suspender temporariamente o serviço para evitar incidentes diante dos protestos surgidos, após a retenção de um trem pela suspeita da presença de imigrantes tunisianos com a permissão de residência temporária concedido por Roma.

A decisão de suspender o serviço de trens entre Ventimiglia e Menton gerou uma forte polêmica na Itália e o Ministério de Relações Exteriores deste país deu instruções ao embaixador em Paris para apresentar um protesto formal de parte do Executivo italiano.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado