Mundo

Israel tem o direito de se defender, diz casa Branca

Por Arquivo Geral 17/11/2012 5h01

A Casa Branca disse neste sábado que Israel tem o direito de se defender e de decidir como responder ao ataque de foguetes disparados da Faixa de Gaza, responsabilizando o grupo palestino Hamas por iniciar o conflito.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, concordam que uma diminuição da violência é preferível, contanto que o Hamas pare de lançar foguetes contra Israel, disse o assessor adjunto de segurança nacional dos EUA, Ben Rhodes, a bordo do jato presidencial Air Force One.

Ahmed Jabari, comandante do braço militar do Hamas, foi morto em um ataque aéreo de Israel contra a Faixa de Gaza na quarta-feira. Segundo Rhodes, no entanto, os EUA acreditam que o fator que precipitou o conflito foram os foguetes lançados de Gaza. “Acreditamos que Israel tem o direito de se defender, e que tomará suas próprias decisões quanto às táticas que usará para isso”, disse Rhodes.

O governo israelense convocou milhares de militares da reserva e posicionou tropas, tanques e outros veículos blindados ao longo da fronteira com Gaza, sinalizando que uma invasão por terra pode ser iminente.

Obama já conversou com o presidente egípcio, Mohammed Morsi, e com o premiê turco, Recep Tayyip Erdogan, sobre a situação. “Eles têm a capacidade de desempenhar um papel construtivo, conversando com o Hamas e estimulando um processo de (diminuição da violência)”, disse Rhodes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste sábado, Israel realizou quase 200 ataques aéreos contra Gaza, atingindo a sede do governo palestino, um complexo policial e uma rede de túneis.

“Não comentamos a escolha de alvos específicos pelos israelenses. Digo apenas que sempre ressaltamos a importância de se evitar baixas civis”, afirmou Rhodes. “Mas novamente, são os israelenses que tomarão as decisões sobre suas operações militares.”

Desde o início do conflito, foram mortos 42 palestinos, incluindo 13 civis, e três israelenses. As informações são da Associated Press.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Você pode gostar



Mundo

Israel tem o direito de se defender, diz Casa Branca

Por Arquivo Geral 28/06/2006 12h00

Uma mulher de 34 anos foi presa em flagrante carregando 160 gramas de cocaína escondida nas sandálias. A prisão aconteceu quando a Polícia Rodoviária Federal fiscalizava um ônibus na BR-463, thumb more about no Mato Grosso do Sul.


Segundo a polícia ela afirmou que receberia R$ 150 para transportar a droga nos calçados.


O governo de Israel, more about que enviou tropas para a Faixa de Gaza, pharm tem o direito de se defender. Porém, case é preciso ter certeza de que nenhum civil inocente sairá ferido, afirmou hoje o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow.

"O seqüestro e os ataques empreendidos pelo Hamas no último fim de semana precipitaram os atuais eventos em Gaza", disse Snow. Para ele, o Hamas deve soltar imediatamente o soldado israelense raptado.

" Israel tem o direito de se defender e de defender a vida de seus cidadãos. Em quaisquer ações que o governo de Israel possa empreender, os Estados Unidos pedem que se assegure que civis inocentes não sejam feridos", afirmou ele. 






Você pode gostar