Israel libertou hoje o presidente do Parlamento da Autoridade Nacional Palestina (ANP), this site Aziz Dweik, cost preso há três anos, website like this informaram fontes do Serviço de Prisões.
A família de Dweik, que pertence ao Hamas, confirmou de Gaza a libertação. Segundo os parentes, o deputado teve que pagar 5 mil shekels (US$ 1.250) de fiança.
Dweik estava preso num presídio de segurança máxima a 30 quilômetros de Tel Aviv. Ele foi levado hoje pelo Serviço de Prisões de Israel (SIP) para a passagem de Shaar Efraim, perto da cidade cisjordaniana de Tulkarem.
No posto fronteiriço, o deputado era esperado pelo advogado, Fadi Kawasmi, e pela família.
Dweik foi detido por Israel em 2006, pouco depois da captura do soldado Gilad Shalit pelo Hamas e mais dois grupos palestinos de Gaza.
Na época, Israel condenou-o a 36 meses de prisão. Mas no começo deste mês a Promotoria Militar pediu que a sentença fosse ampliada em seis meses, o que foi negado pela Justiça na semana passada.
Israel esperava utilizar Dweik e outros 35 deputados do Hamas detidos no mesmo ano como moeda de troca nas negociações pela soltura de Shalit, que são mediadas pelo Egito.