Menu
Mundo

Israel renova ataques aéreos após rejeitar cessar-fogo

Arquivo Geral

09/07/2006 0h00

Israel lançou hoje ataques aéreos contra alvos palestinos na Faixa de Gaza, ed more about e anunciou que vai continuar com a ofensiva depois de rejeitar um cessar-fogo proposto pelo primeiro-ministro do Hamas, Ismail Haniyeh.

Líderes israelenses disseram que o Exército vai pressionar com ataques pelo ar e por terra até que militantes palestinos libertem o cabo Gilad Shalit, que foi seqüestrado em uma ação através da fronteira em 25 de junho, e pararem de disparar foguetes contra cidades israelenses.

"É uma guerra na qual é impossível estabelecer um calendário", disse o primeiro-ministro, Ehud Olmert, segundo a Rádio Israel, em reunião do gabinete. Ele repetiu, de acordo com a rádio, sua rejeição em negociar uma libertação de prisioneiros com militantes em troca do soldado.

O principal negociador palestino, Saeb Erekat, pediu para organizações internacionais ajudarem a evitar uma "catástrofe humana" em Gaza. Forças israelenses destruíram uma grande estação de energia da região e mataram cerca de 50 pessoas, incluindo 20 civis, disseram moradores.

Pelo menos três militantes foram feridos em um ataque aéreo no começo da manhã perto do entreposto comercial de Karni, entre Gaza e Israel, disseram médicos palestinos e a polícia.

Israel também bombardeou uma ponte importante no norte de Gaza, apesar de um apelo das Nações Unidas pelo fim dos ataques contra a já danificada infra-estrutura da área.

O Exército disse que o objetivo é evitar que militantes transportem foguetes Qassam para o local de lançamento.

"Se eles devolverem o soldado para casa em segurança, pararem os qassam, então não há problema, nós saímos de Gaza", disse o ministro israelense Meir Shetreet à Rádio Israel.

Os disparos de foguetes continuaram a partir da Faixa de Gaza, território do qual Israel retirou tropas e soldados há um ano.

No disparo mais recente, um foguete caiu em uma rua da cidade israelense de Sderot, ferindo uma pessoa, disse o Exército. Um segundo foguete atingiu uma casa na cidade perto da fronteira e três pessoas foram tratadas por estado de choque.

O braço armado do Hamas disse que disparou os foguetes.

Antes, no sul de Gaza, Israel bombardeou um campo de treinamento militante. Ninguém ficou ferido.

Israel matou sete palestinos, incluindo uma menina de 6 anos e um policial, ontem, disseram testemunhas palestinas. Os militares disseram que o alvo eram militantes.
"Não importa o que aconteça, com qualquer mediação, o soldado deles não deve ser libertado. Seu sangue não vale mais do que o nosso", disse uma palestina no enterro da garota e dos pais. Testemunhas dizem que eles foram mortos por um míssil de Israel que atingiu a casa da família.

O major-general Yoav Galant, chefe do comando Sul do Exército de Israel, disse que não vê motivos para parar com a ofensiva enquanto os militantes mantiverem Shalit como refém.

"Vamos começar em breve operações em outros lugares", disse ele à mídia de Israel. Ele afirmou que as tropas podem continuar atuando em Gaza "por um mês, dois meses e mais, se for necessário".

A ofensiva foi criticada pela União Européia e pela ONU, mas as organizações têm menos influência sobre Israel do que seu principal aliado, os EUA.

O Hamas e outros grupos militantes exigem que Israel dê o primeiro passo, libertando centenas de prisioneiros em troca do soldado.

Shetreet disse no entanto que isso seria suicídio político para o governo de Olmert. "Seria o mesmo que aumentar cem vezes a força política do Hamas", disse o ministro à rádio.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado