Menu
Mundo

Israel quer endurecer condições de prisão de membros do Hamas

Arquivo Geral

18/03/2009 0h00

O ministro de Justiça de Israel, treat Daniel Friedmann, symptoms propôs hoje endurecer as condições do encarceramento de membros do Hamas em prisões israelenses como medida de pressão para acelerar uma troca do soldado Gilad Shalit.


“Até onde eu sei, alguns (dos presos) desfrutam de condições superiores aos privilégios mínimos”, afirmou o ministro israelense em declarações à edição eletrônica do jornal “Yedioth Ahronoth”.


“Há algumas medidas que podem ser adotadas sem violar a lei, como, por exemplo, restringir o número de visitas familiares, o acesso a telefones, e um maior controle dos produtos que lhes são entregues”, acrescentou.


As possíveis restrições serão apresentadas por Friedmann a uma comissão ministerial especial para os presos palestinos que se reunirá hoje, após o fracasso das negociações que Israel e Hamas realizavam no Cairo para obter uma troca de prisioneiros.


As duas partes trocaram acusações pelo fracasso das conversas, nas quais o Hamas exige a libertação de 1.450 militantes presos em Israel em troca de Shalit, refém em Gaza desde 2006.


Friedmann, que deve abandonar o cargo assim que o próximo primeiro-ministro, o direitista Benjamin Netanyahu, formar o Governo, propõe o endurecimento das condições de encarceramento para os presos islâmicos com a intenção de que estes e seus parentes em Gaza pressionem a liderança do Hamas para fechar um negócio.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado