Israel suspendeu as deliberações de um comitê encarregado de planejar a realização de construções em Jerusalém, em meio à tensão com os Estados Unidos sobre os anúncios de novas casas na parte leste da cidade, ocupada em 1967.
O representante do Comitê de Planejamento e Construção do Distrito de Jerusalém, Yair Gabai, declarou hoje a uma rádio israelense que todas as deliberações desse órgão sobre novas edificações estão paralisadas após as divergências nas relações com os EUA.
“Infelizmente, desde a visita do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, todas as sessões do comitê foram adiadas até novo aviso”, afirmou Gabai.
Durante a visita de Biden, Israel anunciou que pretende construir 1.600 casas no assentamento ultraortodoxo de Ramat Shlomo, em Jerusalém Oriental, o que causou um grande mal-estar nas relações com os EUA.
Apesar da suspensão das atividades do comitê, foi anunciado hoje que a Prefeitura de Jerusalém deu sinal verde a um grupo de colonos para erguer 20 imóveis para judeus também em Jerusalém Oriental.
O último anúncio foi aprovado ontem, horas antes da reunião em Washington entre o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente dos EUA, Barack Obama.
A Autoridade Nacional Palestina (ANP) acusou Israel de não deixar terras para que os palestinos possam estabelecer seu futuro Estado, cuja capital seria Jerusalém Oriental.