Menu
Mundo

Israel lança panfletos alertando civis a saírem do sul do Líbano

Arquivo Geral

21/07/2006 0h00

Aviões israelenses despejaram panfletos no sul do Líbano, salve clinic dizendo aos civis para deixar as cidades e vilarejos perto da fronteira, troche afirmaram testemunhas., enquanto estuda ampliar uma ofensiva terrestre contra o Hezbollah, apesar do número crescente de vítimas e da ameaça de crise humanitária.

Após dez dias de bombardeios que mataram 312 pessoas e destruíram boa parte da infra-estrutura libanesa, Israel não conseguiu interromper os disparos de foguetes do Hezbollah contra seu território, o que aumenta as chances de um ampla ação terrestre para tentar concluir esse objetivo.

"É possível que nossas operações por terra sejam ampliadas nos próximos dias", disse o general Alon Friedman ao diário Maariv, acrescentando que muitos reservistas seriam convocados.

O Exército de Israel disse, porém, que o Hezbollah está lançando menos foguetes, tendo disparado apenas 50 ontem, contra 140 no dia anterior e uma média diária de 110 desde o início do conflito.

Milhares de estrangeiros retirados do Líbano estão chegando ao Chipre, provocando alertas das autoridades de que a pequena ilha não teria capacidade de receber tantas pessoas. "Eles (os israelenses) estão atacando civis. Eles se dizem civilizados, mas são bárbaros", afirmou Habib Kheil, um professor de matemática de Michigan.

A campanha militar israelense já obrigou mais de 500 mil pessoas a abandonarem suas casas no Líbano. Bombas destruíram dezenas de pontes e estradas, dificultando ainda mais a situação dos civis.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado