Menu
Mundo

Israel bombardeia túnel em Gaza em resposta a lançamento de foguetes

Arquivo Geral

10/08/2009 0h00

A Força Aérea israelense bombardeou esta madrugada um túnel de contrabando no sul da Faixa de Gaza em represália pelo lançamento no domingo à noite de três foguetes de fabricação caseira e bombas a partir desse territorio palestino.

O ataque israelense, o primeiro deste tipo há quase um mês, foi “em resposta ao lançamento contínuo de foguetes e bombas a partir de Gaza contra as comunidades do sul de Israel”, informou o Exército, em comunicado.

Só um dos projéteis caiu em solo israelense, enquanto os outros atingiram áreas perto da fronteira, disse um porta-voz militar.

Nem os foguetes nem o posterior bombardeio israelense provocaram mortos ou feridos, informaram um porta-voz militar e fontes médicas em Gaza.

Aproximadamente 700 foguetes Qassam, bombas e mísseis Grad foram lançados contra Israel desde o começo de 2009, segundo o Exército.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ressaltou hoje que seu país “não tolerará ataques com foguetes de nenhum tipo” e que seus “inimigos sabem melhor do que ninguém que esse tipo de ataque terá represálias”.

Centenas de túneis subterrâneos ligam Gaza ao Sinai egípcio e são utilizados diariamente para introduzir alimentos e bens de primeira necessidade no território palestino, que sofre um ferrenho bloqueio israelense desde que o movimento islâmico Hamas tomou o poder na região, em junho de 2007.

Os dutos também são usados para introduzir em Gaza armamento que as milícias usam para atacar Israel.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado