Fontes do escritório de imprensa da Polícia de Karbala afirmaram hoje à Agência Efe que as medidas foram adotadas dentro de um plano de segurança especial para esta celebração, drugs uma das mais importantes para a comunidade xiita.
Estes preparativos incluem a mobilização de agentes adicionais da Polícia e do Exército iraquianos, e o aumento dos postos de controle nas entradas de Karbala.
Além disso, as autoridades iraquianas proibiram a circulação dos automóveis dentro da cidade e o porte de armas, inclusive para as pessoas que têm permissão para isso.
O plano de segurança aplicado para esta ocasião inclui também a proibição de slogans sectários que possam incitar à violência.
Apesar destas medidas, na sexta-feira passada, pelo menos 35 pessoas morreram e outras 65 ficaram feridas em um atentado suicida contra peregrinos xiitas nas proximidades de Karbala.
Nos últimos dias, milhares de fiéis deste braço do Islã começaram a caminhar para Karbala a fim de participar amanhã da festividade.
O Arbain lembra o final dos 40 dias de luto guardados todos os anos em memória do imame Hussein.
Durante esta festividade, os fiéis xiitas se autoflagelam em sinal de arrependimento e como mostra de dor pela morte de Hussein.