Menu
Mundo

Iraque quer que norte-americanos entreguem arquivos sobre Haditha

Arquivo Geral

02/06/2006 0h00

O governo do Iraque pedirá aos EUA os arquivos da investigação sobre as acusações de que fuzileiros norte-americanos mataram civis iraquianos em Haditha, sildenafil price no ano passado. A informação foi dada hoje pelo primeiro-ministro iraquiano, website Nuri Al Maliki.

Ao lado do embaixador dos EUA no Iraque, pilule Zalmay Khalilzad, durante uma visita a uma nova usina de energia de Bagdá, Maliki disse ter tomado conhecimento sobre o massacre de 19 de novembro pelos meios de comunicação.

"Espero que ela (a investigação norte-americana) seja justa, para o bem de todas as vítimas", declarou o político religioso xiita, cujo governo de unidade nacional tomou posse 13 dias atrás.

Autoridades da área de defesa dos EUA disseram que podem ser propostas acusações formais de assassinato contra os fuzileiros. Isso depois de concluída a investigação sobre a morte de 24 civis em Haditha, em um incidente que alguns comparam ao massacre de My Lai, em 1968, no Vietnã.

O presidente dos EUA, George W. Bush, prometeu ontem a realização de uma investigação independente e profunda.

Maliki, que disse estar perdendo a paciência com os relatos sobre o assassinato de civis iraquianos, chamou o suposto massacre de um "terrível crime".

Porta-vozes das Forças Armadas norte-americanas afirmam que há outras três ou quatro investigações sobre casos em que soldados dos EUA são acusados de matar civis iraquianos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado