Menu
Mundo

Irã rejeita qualquer negociação nuclear liderada pelos EUA

Arquivo Geral

03/11/2009 0h00

O líder supremo da Revolução Iraniana, o aiatolá Ali Khamenei, advertiu hoje que o Irã rejeitará qualquer negociação nuclear liderada pelos Estados Unidos e em que os americanos tentem impor suas condições.

Em discurso perante um grupo de estudantes, a máxima autoridade do Irã explicou que um diálogo nessas condições seria “como a relação de poder entre o lobo e o cordeiro”.

“Não queremos negociação alguma na qual o resultado seja ditado com adiantamento pelos EUA”, disse Khamenei, citado pela agência oficial de notícias “Irna”.

O Irã anunciou na semana passada que estaria disposto a aceitar uma proposta de EUA, França e Rússia para enriquecer seu urânio no exterior, mas fez uma série de ressalvas.

Além disso, pediu uma nova reunião e sugeriu o estabelecimento de um comitê que estude a questão para esclarecer algumas dúvidas sobre o processo técnico.

No entanto, a comunidade internacional insiste que não está disposta a esperar mais e na segunda-feira aumentou sua pressão ao exigir ao do Irã uma resposta rápida e clara.

EUA e Irã romperam laços diplomáticos em abril de 1980, poucos meses depois de um grupo de estudantes invadirem a embaixada americana em Teerã e reterem 52 pessoas durante 444 dias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado