Menu
Mundo

Irã pode ter colocado minas marítimas no Estreito de Ormuz

Redação Jornal de Brasília

09/04/2026 7h32

Foto: Getty Images

Agências de notícias semioficiais do Irã publicaram nesta quinta-feira (9) um gráfico que sugere que a Guarda Revolucionária Islâmica colocou minas marítimas no Estreito de Ormuz durante a guerra. A imagem mostra um grande círculo marcado como “zona de perigo” sobre o Esquema de Separação de Trânsito, que é a rota que os navios utilizam para cruzar a passagem.

O gráfico sugere que os navios viajem mais ao norte, próximos da costa iraniana. Algumas embarcações foram observadas nesse trajeto durante a guerra.

A imagem traz as datas de 28 de fevereiro até 9 de abril e não deixa claro se a Guarda Revolucionária desativou as minas após o cessar-fogo, anunciado na terça-feira, 7. Fonte: Associated Press.

Estadão conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado