“No início de 1997, os membros da organização asseguraram que em cinco ou seis anos o processo de produção de combustível estaria concluído. Agora, achamos que poderemos construir reatores nucleares no prazo de uma década”, afirmou Saidi, citado hoje pela imprensa local.
Em fevereiro, o Irã iniciou as atividades de seu primeiro reator nuclear, erguido com ajuda russa na cidade de Bushehr, no sul do país.
O reator, que passa por testes e cuja construção se arrastou por mais de dez anos devido às sanções internacionais que pesam contra o Irã, estará em plena operação em agosto, segundo as autoridades locais.
Além disso, o país produz água pesada na cidade de Arak, na região central, e tem outra importante central de enriquecimento de urânio na localidade vizinha de Natanz, onde supostamente funcionam ao redor de sete mil centrífugas para este fim.
Na quinta-feira passada, o Irã anunciou ter completado o ciclo de produção de combustível nuclear em uma instalação erguida perto da cidade de Isfahan.