“O resultado destas colaborações tem que fazer com que a postura” dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha “mude”, symptoms disse Hosseini, citado pela agência estudantil Isna”.
O porta-voz da diplomacia iraniana fez estas declarações durante sua habitual entrevista coletiva semanal realizada na sede do Ministério de Assuntos Exteriores, no sul de Teerã. Ele afirmou que o país continuará levando em consideração as conversas entre o principal negociador nuclear do Irã, Saeid Jalili, e o alto representante para a Política Externa e a Segurança Comum da UE, Javier Solana.
“Estamos dispostos a negociar sobre as diferentes questões estipuladas entre as partes”, afirmou Hosseini, que desmentiu que Jalili tenha declarado não estar comprometido com os acordos firmados entre seu antecessor, Ali Larijani, e Solana.
Hosseini também se referiu ao recente relatório das agências de Inteligência dos Estados Unidos que assegura que Teerã congelou seu programa atômico militar em 2003. Ele disse que o Irã nunca desenvolveu tecnologia nuclear com fins bélicos.
O porta-voz informou que uma delegação do Parlamento da União Européia chega hoje ao Irã para se reunir com o ministro de Exteriores, Manouchehr Mottaki, com o objetivo de discutir as relações entre Teerã e o bloco europeu.