Menu
Mundo

Irã liberta 3 cidadãos belgas detidos em setembro

Arquivo Geral

09/12/2009 0h00

A Procuradoria iraniana libertou três cidadãos belgas detidos em setembro aparentemente por entrar de forma ilegal em uma área proibida não especificada, informou hoje a televisão estatal.

Segundo a fonte, os três detidos – sobre cuja detenção não se tinha notícia – foram entregues na terça-feira a responsáveis da Embaixada da Bélgica em Teerã por ordem do procurador-geral da capital, Abbas Jaafari Dowlatabadi.

A agência de notícias local “Fars” tinha antecipado ontem à noite a notícia e tinha identificado os detidos como Van den Bosch, Vincent Binfleur e Diego Gomatio, de acordo com a transliteração em persa.

A fonte não indicava qual a profissão dos detidos nem suas idades ou outros detalhes, e se limitava a indicar que foram acusados de reunir informação, mas também não esclareceu de que tipo.

Fontes da delegação belga na capital não quiseram dar mais informação a respeito.

Desde que, em junho, explodiram os protestos contra a polêmica reeleição do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, as autoridades iranianas detiveram mais de dez estrangeiros, entre eles vários jornalistas.

Em 25 de novembro, capturou cinco marinheiros britânicos por terem entrado em águas territoriais iranianas no Golfo Pérsico, mas os colocou em liberdade uma semana depois, após comprovar que tinham entrado em território iraniano por um erro de navegação.

Além disso, estão presos desde julho três cidadãos americanos acusados pelo Irã de ter tentado entrar no país de forma ilegal.

Também está retida em Teerã a cidadã francesa Clotilde Reiss, a quem o Irã julgou e acusa de participar e instigar os grandes protestos contra a reeleição de Ahmadinejad, que a oposição considera fraudulenta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado