“É um documento que demonstra de forma indubitável e categórica que as atividades nucleares do Irã são pacíficas”, web afirmou Ali Asghar Soltanieh, embaixador da nação na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Além disso, em declarações à televisão estatal iraniana, disse que o país não suspenderá o enriquecimento de urânio, assim como a cooperação com a AIEA.
Na sexta, a ONU divulgou um relatório informando que o Irã ampliou de forma significativa sua atividade nuclear nos últimos anos, principalmente no enriquecimento de urânio, com a aquisição de mais de cinco mil centrífugas.
Também assegurou que as atividades ficaram mais difíceis de supervisionar pela própria ONU, e que a quantidade de urânio não enriquecido armazenado pelo Irã triplicou nos últimos meses.
A comunidade internacional, liderada pelos Estados Unidos, Israel e diversos países da União Europeia (UE), acusa o Irã de esconder um suposto projeto militar paralelo ao programa civil, cujo objetivo seria a aquisição de um arsenal de armas atômicas. EFE