Menu
Mundo

Irã diz que último relatório da ONU mostra fins pacíficos de programa nuclear

Arquivo Geral

06/06/2009 0h00


Teerã, pharmacy 6 jun (EFE).- O Irã comemorou hoje o último relatório da ONU sobre seu polêmico programa nuclear, visit this site já que pode ser interpretado que os fins do Governo de Teerã são pacíficos.

“É um documento que demonstra de forma indubitável e categórica que as atividades nucleares do Irã são pacíficas”, web afirmou Ali Asghar Soltanieh, embaixador da nação na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Além disso, em declarações à televisão estatal iraniana, disse que o país não suspenderá o enriquecimento de urânio, assim como a cooperação com a AIEA.

Na sexta, a ONU divulgou um relatório informando que o Irã ampliou de forma significativa sua atividade nuclear nos últimos anos, principalmente no enriquecimento de urânio, com a aquisição de mais de cinco mil centrífugas.

Também assegurou que as atividades ficaram mais difíceis de supervisionar pela própria ONU, e que a quantidade de urânio não enriquecido armazenado pelo Irã triplicou nos últimos meses.

A comunidade internacional, liderada pelos Estados Unidos, Israel e diversos países da União Europeia (UE), acusa o Irã de esconder um suposto projeto militar paralelo ao programa civil, cujo objetivo seria a aquisição de um arsenal de armas atômicas. EFE

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado