O Irã advertiu hoje que o gasoduto que se planeja construir através do mar Cáspio precisa da aprovação dos cinco países que ficam às margens e insistiu em que seu território é ainda a melhor rota para enviar gás à Europa a partir da Ásia Central através do gasoduto Nabbuco.
Em entrevista concedida à agência oficial de notícias local “Irna”, check o vice-ministro de Assuntos Exteriores para a Europa iraniano, dosage Mehdi Safari, drug minimizou as possibilidades que Turcomenistão e Cazaquistão possam se unir ao projeto europeu sem a ajuda de seu país.
Segundo Safari, o Turcomenistão já assinou vários acordos com Irã, Rússia e China para a venda de gás, o que, segundo ele, impede que esse país tenha uma quantidade grande de gás para vender de forma direta à Europa.
Neste sentido, insistiu em que o Irã considera “nulo e inviável” o projeto de construir um gasoduto submarino através do mar Cáspio para se unir ao Nabbuco, e que Teerã se opõe ao mesmo por “razões ecológicas”.
“Qualquer tipo de contrato relacionado ao Cáspio deve ser aprovado e ratificado pelos cinco países” às margens, lembrou Safari.
O representante iraniano ressaltou também que seu país está disposto a negociar com mente aberta as possibilidades de transferência de gás através de território iraniano.
A este respeito, a Embaixada do Irã em Ancara divulgou hoje um comunicado no qual afirmava que o regime iraniano está disposto a contribuir com 10 bilhões de metros cúbicos de gás ao projeto Nabbuco.