Menu
Mundo

Irã diz que relações com Ocidente vão rumo à cooperação

Arquivo Geral

29/10/2009 0h00

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou hoje que as relações de seu país com o Ocidente no âmbito nuclear passaram do enfrentamento à cooperação.

“Passamos de uma posição de enfrentamento a uma posição de cooperação”, disse Ahmadinejad, em discurso pronunciado em Mashhad, ao nordeste do Irã, informou hoje a televisão pública.

O presidente iraniano disse que seu país recebe com “beneplácito a troca de combustível” com outras nações e a “colaboração para a construção de usinas nucleares”.

Também reiterou que os iranianos “nunca voltarão atrás em seu direito” de ter tecnologia nuclear.

“Apertamos qualquer mão que se estenda com franqueza a nós, mas, se tentarem conspirar contra o Irã, a resposta do povo iraniano será a mesma dada a (George W.) Bush”, acrescentou o líder iraniano, em referência ao ex-presidente dos Estados Unidos.

Na opinião de Ahmadinejad, “estamos atualmente em uma situação muito delicada que pode ser o ponto de partida para um salto qualitativo do povo iraniano no cenário científico no mundo”.

“Hoje em dia, todos os países e povos do mundo reconhecem a atividade nuclear do Irã como um direito indispensável do povo iraniano”, acrescentou.

Ahmadinejad disse que, “felizmente, há as condições para a cooperação nuclear internacional” e vários países anunciaram sua disposição para a troca de combustível com Teerã e a ajuda para a construção de centrais.

Grande parte da comunidade internacional, com os Estados Unidos e Israel à frente, acusa o regime iraniano de esconder, sob seu programa civil nuclear, outro de natureza clandestina e uso bélico, cujo objetivo seria desenvolver armas.

Teerã nega a alegação e insiste em que seus fins são o uso pacífico da energia nuclear, tanto para gerar energia quanto para utilização em hospitais.

Além disso, reiterou que, se o acordo no assunto que tenta alcançar com os países ocidentais fracassar, enriquecerá urânio por seus próprios meios, já que considera que é um direito do Irã.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado