Menu
Mundo

Irã diz que libertação de iranianos não terá efeito nas relações com EUA

Arquivo Geral

12/07/2009 0h00

A libertação de cinco supostos diplomatas iranianos detidos pelo Exército americano em 2007 no norte do Iraque não terá nenhum efeito nas relações entre Irã e Estados Unidos, cost afirmou hoje o ministro de Assuntos Exteriores iraniano, medications Manouchehr Mottaki.

Em declarações à imprensa durante a recepção de boas-vindas feita hoje para os cinco cidadãos iranianos no aeroporto internacional de Teerã, o chefe da diplomacia iraniana acusou o presidente americano, Barack Obama, de continuar as mesmas “políticas selvagens” de seu antecessor, George W. Bush.

“A libertação dos diplomatas iranianos não terá nenhum efeito nas relações entre Teerã e Washington”, afirmou Mottaki.

“Foi um ato selvagem e a República Islâmica do Irã sustentará seu direito a continuar este assunto” pela via jurídica, disse.

Os cinco cidadãos iranianos chegaram hoje a Teerã, quase três dias depois que o Exército dos EUA os entregou ao Governo iraquiano.

Três deles tinham sido detidos em janeiro de 2007 dentro do consulado do Irã na cidade curda de Erbil, enquanto os outros dois foram detidos na mesma zona e no mesmo ano.

As tropas americanas, que não reconhecem seu status diplomático, os acusavam de colaborar com a insurgência xiita no Iraque.

Irã e EUA romperam laços diplomáticos em abril de 1980, após consolidado o triunfo da Revolução Islâmica que retirou do poder o último xá da Pérsia, o pró-ocidental Mohammed Reza Pahlevi.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado