Menu
Mundo

Irã diz estar pronto para negociar ou manter conflito e aponta responsabilidade dos EUA

Vice-ministro Kazem Gharibabadi diz que proposta foi entregue via mediação do Paquistão e afirma que decisão entre diplomacia ou confronto cabe a Washington

Redação Jornal de Brasília

02/05/2026 16h46

Foto: ANWAR AMRO / AFP

Foto: ANWAR AMRO / AFP

O vice-ministro iraniano para Assuntos Internacionais e Jurídicos, Kazem Gharibabadi, afirmou neste sábado, 2, que o país persa entregou a um mediador do Paquistão um plano para encerrar “de forma permanente” o conflito com os Estados Unidos e disse que cabe aos americanos decidir entre a via diplomática ou a manutenção de uma postura de confronto.

“O Irã apresentou o seu plano com o objetivo de encerrar de forma permanente a guerra. Agora, a decisão está do lado dos Estados Unidos, que devem escolher entre a via da diplomacia ou a continuação de uma abordagem conflituosa”, declarou Gharibabadi, durante reunião com diplomatas estrangeiros em Teerã.

Segundo ele, o objetivo do país persa é garantir “os seus interesses nacionais e a sua segurança”, afirmando que Teerã está preparado “para ambas as opções”, em referência tanto à continuidade do conflito – iniciado há mais de dois meses – quanto a um eventual processo de negociação.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Estadão Contéudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado