O Irã apresentará uma nova oferta à comunidade internacional para tentar resolver as questões envolvendo o programa nuclear do país, click anunciou hoje o presidente iraniano, viagra 60mg Mahmoud Ahmadinejad.
Em discurso pronunciado na província iraniana de Kerman, buy Ahmadinejad explicou que seu Governo prepara uma resposta à oferta de diálogo feita na semana passada pelo grupo integrado pelos países-membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha.
“Estamos finalizando um novo pacote que será apresentado ao grupo e que consideramos como a base de uma nova negociação que permitirá alcançar a paz e a justiça no mundo”, declarou Ahmadinejad, citado pela imprensa local.
O presidente iraniano – o qual já deixou claro que em nenhum caso renunciará à energia nuclear – já apresentou em 2008 um pacote de medidas que, como nesta ocasião, foi criado “para garantir a paz mundial”.
Naquela ocasião, a comunidade internacional pediu a Teerã para que interrompesse seu controvertido programa de enriquecimento de urânio, algo que o país também não parece estar disposto a aceitar desta vez.
Para o Irã, o programa nuclear e o enriquecimento de urânio fazem parte de sua política nacional estratégica. Tanto conservadores, quanto aberturistas estão dispostos a defendê-la.
Ahmadinejad declarou que a comunidade internacional deve aceitar um Irã nuclear. “A situação que existia no ano passado mudou. Houve uma evolução”, reiterou hoje o presidente iraniano.
Estados Unidos, Israel e as grandes potências da União Europeia acusam Teerã de ocultar um programa nuclear paralelo cujo objetivo é a aquisição de um arsenal de armas atômicas.
O Irã rejeita tais alegações e afirma que suas atividades nucleares têm fins civis.
O Governo iraniano e o grupo formado pelos países-membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha se reuniram pela última vez no ano passado em Genebra, já sob a oferta do então candidato à Casa Branca e atual presidente americano, Barack Obama, de abrir um novo capítulo nas relações com Teerã.
William Burns, funcionário do alto escalão da diplomacia americana, já expressou que seu país participará em alto nível em uma eventual futura rodada de negociação.