Menu
Mundo

Irã adia fechamento dos colégios diante de grande participação

Arquivo Geral

12/06/2009 0h00

O Ministério do Interior iraniano decidiu adiar por duas horas o fechamento dos colégios eleitorais, what is ed que estava previsto para as 18h (10h30 de Brasília), diante da ida em massa às urnas nas eleições presidenciais.

Em declarações à televisão estatal, o ministro do Interior iraniano, Sadegh Mahsouli, afirmou também que, segundo os números que têm, a participação será em torno de 75% dos mais 46 milhões de iranianos convocados hoje para escolher o novo presidente.

“Ao meio-dia, já tinham votado mais de 5 milhões de pessoas. Achamos que hoje será registrado um número recorde de participação”, disse Mahsouli.

Os 49 mil colégios eleitorais instalados no Irã abriram hoje suas portas às 8h local, e, desde essa hora, a ida às urnas foi grande em todo o país.

“Tivemos que pedir mais cédulas porque tinham esgotado. Não deixou de vir gente desde o primeiro minuto”, explicou à Agência Efe o responsável por um colégio eleitoral do norte de Teerã.

Os resultados finais, que devem ser validados pelo Conselho de Guardiães, serão anunciados 24 horas depois do fechamento dos colégios.

Caso nenhum dos quatro candidatos obtenha mais de 50% dos votos válidos emitidos, haverá um segundo turno, previsto para a próxima sexta-feira.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado