Menu
Mundo

Irã acusa Reino Unido de apoiar sabotadores e terroristas no Afeganistão

Arquivo Geral

09/06/2007 0h00

O ministro das Relações Exteriores do Irã, cheapest sick Manouchehr Mottaki, acusou hoje o Reino Unido de apoiar o terrorismo no Afeganistão e oferecer treinamento militar a grupos de oposição iranianos para cometerem ações de sabotagem no sul do país.

Ao mesmo tempo, o ministro rejeitou como “infundadas” as recentes declarações do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, que acusava o Irã de ligação com a milícia do Talibã.

“As forças do Reino Unido tiveram conversas secretas com o Talibã em Moussa Qala” no sul afegão, o que confirma “o apoio britânico às ações terroristas nesse país”, disse o chanceler iraniano à agência de notícias Irna.

“Os atos terroristas no Afeganistão estão ligados à política do Governo britânico na região”, e que “o Governo de Blair sempre agiu para desestabilizar a segurança na região”.

Mottaki acusou Londres de apoiar “elementos armados e perversos no leste do Irã para realizar ações terroristas em território iraniano”.

“O treinamento militar que as tropas britânicas oferecem na cidade de Basra (Iraque) é um dos âmbitos de cooperação entre o Reino Unido e os terroristas, e revela a intenção desse país de desestabilizar a área”, ressaltou.

O Irã anunciou recentemente o desmantelamento de “várias redes de espionagem” no leste, no centro e no oeste do país. A República Islâmica afirmou que os espiões agiam sob ordens dos serviços de espionagem das tropas britânicas e americanas no Iraque.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado