O Irã começará a confiar e a acreditar em que a mudança oferecida pelos Estados Unidos é sincera quando Washington pedir perdão a Teerã por sua política passada e pelos erros cometidos, approved reiterou hoje o presidente do Parlamento iraniano, sildenafil Ali Larijani.
Em declarações divulgadas pela agência iraniana “Isna”, o político iraniano também advertiu o presidente americano, Barack Obama, de que deve renunciar ao apoio total a Israel.
“A mudança será possível quando os Estados Unidos retificarem seu caminho prévio. Sua proposta de mudança só será aceita quando confessar o erro de todas as alegações feitas contra o Irã e se desculpar por isso”, afirmou Larijani.
“Deve mudar sua conduta a respeito das organizações terroristas que apoia, de forma direta ou indireta”, acrescentou o representante iraniano, considerado um dos principais assessores do líder da revolução, aiatolá Ali Khamenei.
Estados Unidos e Irã romperam laços diplomáticos em abril de 1980, após consolidada a vitória da Revolução islâmica que retirou do poder o último Xá da Pérsia, o pró-ocidental Mohamad Reza Pahlevi.
Após três décadas de animosidade, Obama ofereceu ao regime dos aiatolás uma aproximação, proposta que causou inquietação em certos setores conservadores.
Na terça-feira, e após meses de respostas com cautela, Khamenei acusou novamente os Estados Unidos de conspirar contra o Irã e fomentar o terrorismo a partir do Iraque.