O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) nos Estados Unidos subiu 0,4% em novembro, impulsionado pelos preços da energia, informou hoje o Departamento de Comércio americano.
Em um ano, o IPC subiu 1,8%. Excluindo os preços mais voláteis de alimentos e energia, o IPC não teve mudanças em novembro. O núcleo da inflação em um ano foi de 1,7%.
O relatório do Governo validou as expectativas dos analistas, que tinham calculado uma inflação de 0,4% e um núcleo da inflação de 0,1%.
Ontem, o Departamento de Trabalho americano afirmou que a inflação ao produtor acelerou em novembro, quando o Índice de Preços ao Produtor (IPP) subiu 1,8%, oito décimos acima do esperado pelos analistas.
O Federal Reserve (Fed, banco central americano) conclui hoje uma reunião de dois dias, a última do ano sobre sua política monetária, e uma das considerações para a manutenção de baixas taxas de juros é o índice de inflação.
A medida de inflação preferida pelo Federal Reserve, o índice de preços em despesas de consumo elaborado pelo Departamento de Comércio, aponta para um avanço dos preços entre 1,8% e 2%.