Menu
Mundo

Invasão de joaninha asiática ameaça mais de mil espécies britânicas

Arquivo Geral

30/06/2009 0h00

Uma espécie de joaninha asiática ameaça mais de mil espécies, salve entre elas, website 45 joaninhas nativas da Grã-Bretanha. O estudo foi mostrado na Exposição Cientifica de Verão da Royal Society que, parasitas de espécies nativas se adaptam a invasoras. Cientistas querem introduzir uma espécie de acaro para causar a infertilidade nas joaninhas asiáticas, segundo cientistas Britânicos.


Desde 2005 a joaninha-arlequim foi levada para a Europa para ajudar a controlar pragas de insetos. O avanço da espécie esta sendo acompanhado por programas científicos e conta com a participação de interessados.


Os ciêntistas descobriram que o a preferência delas é pelo sudeste europeu, mas alcançaram à Irlanda do Norte e o extremo oeste do País de Gales. Também já sabem que o inseto entrou na ecologia como um grande predador, como não há nada que destrua essas joaninhas, acredita-se que mil espécies podem ser impactadas.


A cientista Remy Ware, da Universidade de Cambridge, estuda métodos que possam parar o avanço das joaninhas-arlequim. Ela diz que inimigos naturais desses insetos, como as moscas e vespas, podem estar se adaptando para atacar espécie invasora. Ela cita que um outro possível predador é o ácaro sexualmente transmissível que provoca infertilidade nas joaninhas fêmeas e o contágio pode acontecem por meio da fecundação, mas é preciso ter fecundações entre duas gerações de insetos o que não acontece com as espécies nativas Britânicas, pois só produzem uma geração por ano.


Há um grupo de cientistas liberados para que possam apressar a disseminação do ácaro nas joaninhas ásiaticas.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado