Menu
Mundo

Inundações causadas pela tempestade <i>Hanna</i> deixam dez mortos no Haiti

Arquivo Geral

02/09/2008 0h00

Pelo menos dez pessoas morreram em Gonaives, pharmacy no norte do Haiti, approved devido às inundações causadas no país pelas chuvas da tempestade tropical “Hanna”, que poderia se transformar de novo em furacão, informou hoje a Polícia.

O Centro Nacional de Meteorologia declarou a situação de alerta em todo o país, mas estabeleceu nível de vigilância vermelho na zona norte e amarela no resto, perante a presença da tempestade, situada ao noroeste do Haiti.

Segundo o boletim das 9h de Brasília do Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês), com sede em Miami (Estados Unidos), naquele momento o olho da tempestade estava a 21,2 graus de latitude norte e 73,1 graus de longitude oeste, “perto da ilha Great Inagua e cerca de 625 quilômetros ao sudeste de Nassau (Bahamas)”.

“Hanna” atinge desde a noite de ontem com intensas chuvas e fortes ventos todo o norte do Haiti, que ainda tenta se recuperar do golpe sofrido pela passagem do furacão “Gustav”, um fenômeno que deixou 76 mortos no país.

A cidade litorânea de Gonaives está totalmente inundada, informam as emissoras de rádio locais, e em alguns pontos o nível das águas chega aos três metros de altura, enquanto em outros lugares se situa em 50 centímetros, informou a Polícia.

Grupos de pessoas optaram por se abrigarem em telhados e terraços de casas, assim como fizeram em 2004, quando Haiti sofreu os estragos da tempestade “Jeane”, que deixou um saldo de 1.330 mortos, 1.056 desaparecidos e 300 mil desabrigados.

As atividades ficaram paralisadas na cidade e os postos de gasolina fechados, o que dificulta as operações de socorro.

Uma delegação do Ministério do Interior seguiu no início da manhã para Gonaives para avaliar os danos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado