Menu
Mundo

Insurgentes e soldado morrem no Afeganistão

Arquivo Geral

25/10/2009 0h00

Um número indeterminado de insurgentes morreu hoje em uma operação conjunta das forças afegãs e internacionais na província de Ghazni, segundo a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), que também informou sobre a morte de um de seus soldados no sul do Afeganistão.

A operação se desenvolveu ao norte da cidade de Khost, em Ghazni, onde a força conjunta recebeu “fogo hostil” quando rastreava uma posição inimiga “em busca de um comandante talibã associado a vários outros comandantes e combatentes estrangeiros na área”, afirmou a Isaf, em comunicado.

As tropas afegãs e internacionais responderam ao fogo e mataram “vários” insurgentes, segundo a fonte, acrescentando que, em posterior revista, encontraram e destruíram lança-granadas, fuzis e munição do inimigo.

No comunicado, a força da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) informou também sobre a morte de um soldado americano no sábado devido à explosão de uma bomba improvisada no sul do país, sem dar mais detalhes.

Também informou de três operações de rastreamento nas províncias de Wardak, Khost e Kandahar desenvolvidas hoje, nas quais seis insurgentes foram detidos, sem que houvesse enfrentamentos.

A Isaf afirmou que, nas operações de hoje, não houve nenhuma baixa entre a população civil.

O Afeganistão está em meio à campanha para o segundo turno das eleições presidenciais, que será realizado em 7 de novembro.

Os talibãs ameaçaram iniciar com uma nova campanha de atentados e intimidação aos eleitores, para frustrar a votação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado