Menu
Mundo

Indo a Pequim, Blinken diz que quer melhorar comunicação com China para evitar conflitos

A visita é resultado de um encontro entre os presidentes Xi Jinping e Joe Biden, que concordaram em manter contatos e evitar conflitos

Redação Jornal de Brasília

16/06/2023 17h31

Antony Blinken, U.S. secretary of state, introduces President Joe Biden, not pictured, at the State Department in Washington, D.C., U.S., on Thursday, Feb. 4, 2021. In his inaugural visit to the department, Biden said he is halting or reversing a slew of foreign policy initiatives from the Trump administration, including troop drawdowns in Germany and support for a Saudi-led offensive in Yemen that turned into a humanitarian disaster. Photographer: Jim Lo Scalzo/EPA/Bloomberg via Getty Images

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, ressaltou a importância de estabelecer uma comunicação melhor entre o país e a China. Ele partirá de Washington em direção a Pequim nesta sexta-feira, 16. Blinken será o membro mais importante da administração Biden a visitar a China.

A jornalistas, Blinken expressou o desejo de evitar conflitos decorrentes de mal-entendidos evitáveis na competição com a China.

A visita é resultado de um encontro entre os presidentes Xi Jinping e Joe Biden, que concordaram em manter contatos e evitar conflitos não intencionais entre as duas maiores economias do mundo.

A viagem de Blinken estava inicialmente prevista para fevereiro, mas foi adiada devido a questões diplomáticas e políticas, após a descoberta de um balão espião chinês voando sobre os EUA.

O objetivo principal da ida agora é melhorar a comunicação para evitar mal-entendidos e buscar áreas de cooperação benéficas para as duas nações e o mundo.

Blinken deve participar de reuniões em Pequim no domingo, 18, e na segunda-feira, 19. Fonte: Associated Press

Estadão conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado