O índice de tendência futura da economia dos Estados Unidos caiu 0, more about 4 ponto percentual em fevereiro após crescer 0,1 ponto em janeiro, segundo dados divulgados hoje pela organização privada The Conference Board.
Esse índice, que tenta apresentar uma visão do comportamento da economia para um espaço de seis meses, ficou em 98,5 pontos.
Nos últimos seis meses, a cifra caiu 2,1 pontos percentuais em relação a um retrocesso de 1,6 ponto percentual no semestre anterior.
Segundo Ken Goldstein, economista do The Conferece Board, a evolução do índice de tendência “sugere que a recessão continuará no curto prazo” nos EUA.
Goldstein acrescentou que um retorno a um crescimento sólido da atividade econômica “provavelmente não ocorrerá até 2010”.
A queda do índice no mês passado foi um pouco menor do que o retrocesso de 0,6 ponto percentual previsto pelos economistas.
O subíndice de tendência atual da economia caiu 0,4 ponto e ficou em 102,5, após registrar quedas de 0,6 e de 0,7 ponto percentual em janeiro de 2009 e dezembro de 2008, respectivamente.
O subíndice que mede a variação de dados econômicos que mudam posteriormente, como o emprego, também teve queda em fevereiro e ficou em 113,5 pontos, após baixas de 0,3 e de 0,1 ponto percentual em janeiro deste ano e dezembro do ano passado, respectivamente.