Menu
Mundo

Índia e União Europeia fecham acordo de livre comércio

Pacto será oficializado nesta terça-feira, durante a Cúpula UE-Índia, em Nova Délhi, e foi acelerado por tensões comerciais globais

Redação Jornal de Brasília

26/01/2026 15h07

Foto: AFP

Foto: AFP

A Índia e a União Europeia (UE) chegaram a um acordo de livre comércio “histórico” e o anunciarão oficialmente na terça-feira (27), afirmou nesta segunda-feira (26) um alto funcionário do Ministério do Comércio indiano.

“As negociações entre os representantes foram concluídas e ambos os lados estão preparados para anunciar a conclusão das conversas sobre o acordo de livre comércio em 27 de janeiro”, disse à AFP o secretário do ministério, Rajesh Agrawal.

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, se reunirão com o primeiro-ministro, Narendra Modi, em Nova Délhi na terça-feira, coincidindo com a 16ª Cúpula UE-Índia.

Os dois lados negociavam este acordo comercial há mais de 20 anos, e sua conclusão foi acelerada pela guerra tarifária iniciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e pela concorrência chinesa.

A Índia, que deverá se tornar a quarta maior economia do mundo este ano, e a UE comercializaram bens no valor de 120 bilhões de euros (142 bilhões de dólares ou 879 bilhões de reais na cotação da época, um aumento de quase 90% em dez anos) e serviços no valor de 60 bilhões de euros (71 bilhões de dólares ou 439 bilhões de reais) em 2024, de acordo com estatísticas europeias.

AFP

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado