A Índia acusou hoje o Paquistão de “inventar provas” para relacioná-la às atividades insurgentes na região paquistanesa do Baluchistão, e qualificou as alegações paquistanesas como “infundadas”.
“Dois comunicados do ministro de Exteriores do Paquistão lidos juntos deixam evidente que o Paquistão está inventando provas (sobre o papel da Índia no Baluchistão)”, disse hoje o ministro de Exteriores indiano, S. M. Krishna, diante da Câmara Alta do Parlamento da Índia.
“Até agora, não recebemos nenhuma prova”, acrescentou o ministro, que discursou na sessão de perguntas no Parlamento, em declarações divulgadas pela agência indiana “Ians”.
Em 7 de agosto, o ministro de Exteriores paquistanês, Shah Mahmoud Qureshi, afirmou que o Paquistão usaria o canal diplomático para divulgar as provas do envolvimento indiano no Baluchistão, mas, em 22 de novembro, disse que seu país ainda estava compilando informação.
Em resposta a uma pergunta parlamentar, Krishna qualificou hoje a acusação do Paquistão como “infundada”, e acrescentou que essas duas declarações de Qureshi indicam que o Paquistão “não conseguiu reunir provas da implicação da Índia no Baluchistão”.
O ministro se mostrou também de acordo com um recente discurso do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, na qual este disse acreditar em um “Paquistão estável e próspero, que viva em paz com seus vizinhos”.