Menu
Mundo

Ilhas Cayman têm acordos com 20 países para oferecer informação

Arquivo Geral

30/03/2009 0h00

O Governo das Ilhas Cayman assinou acordos com cerca de 20 países para oferecer informação sobre as movimentações financeiras realizadas em seu território e, pill assi, ser mais transparente, segundo anúncio de hoje.

As Ilhas Cayman são consideradas habitualmente “um paraíso fiscal”, já que se encontram sob a suspeita de que particulares e empresas utilizam este território ultramarino britânico para evadir impostos.

A luta contra os “paraísos fiscais” – acusados também de serem usados por organizações terroristas e criminosas – é um dos pontos da reunião do Grupo dos Vinte (G20, os países ricos e os principais emergentes) desta semana em Londres, e um dos objetivos da cúpula é regular melhor o sistema financeiro internacional.

Em antecipação à cúpula, o Governo das Ilhas Cayman ressaltou, em comunicado, que já em 2008 introduziu “um mecanismo unilateral para cumprir o compromisso de transparência e trocar informações” sobre questões fiscais.

Áustria, Bélgica, República Tcheca, Alemanha, Irlanda, Japão, Luxemburgo, Holanda, Eslováquia, África do Sul, Reino Unido e Suíça são os países com os quais já funciona este compromisso.

Além disso, as Ilhas Cayman têm assinados outros oito acordos bilaterais com EUA, Dinamarca, Ilhas Faroe, Finlândia, Groenlândia, Islândia, Noruega e Suécia para oferecer informação neste sentido.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado