Menu
Mundo

Iceberg gigante avança rumo à Austrália

Arquivo Geral

09/12/2009 0h00

Um iceberg de 140 quilômetros quadrados que se desprendeu da Antártida se dirige hoje para o sul da Austrália, e oferece um espetáculo que os entendidos qualificam como único.

O cientista Neal Young disse que é um fenômeno “muito raro, pouco comum, mas não incomum, pode se passar muito tempo até que apareça um assim, por isso é uma visão que só acontece uma vez na vida”.

Os especialistas chamaram o iceberg de B17B, que tem 19 quilômetros de comprimento e oito quilômetros de largura, e é um dos maiores já vistos perto da Austrália.

A peça faz parte de um iceberg três vezes maior que se desprendeu da Antártida em 2000 e passou cinco anos parado em um lugar, por causa das correntes oceânicas nessa região.

Os cientistas preveem que o B17B rachará em seu avanço para o litoral australiano.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado