São Paulo, 20 – A IBM e a Nasa revelaram nesta quarta, 20, um modelo de base de código aberto projetado para compreender dados de observação solar de alta resolução e prever como a atividade afeta a Terra e a tecnologia espacial. Segundo comunicado, o modelo Surya representa um avanço significativo na aplicação da inteligência artificial (IA) à interpretação de imagens solares e à pesquisa de previsão do tempo espacial, fornecendo uma nova ferramenta para ajudar a proteger tudo, desde navegação por GPS a redes elétricas e telecomunicações.
Explosões solares e ejeções de massa coronal podem derrubar satélites, interromper a navegação aérea, provocar apagões e representar sérios riscos de radiação para os astronautas, aponta. “Com a crescente dependência da humanidade da tecnologia espacial e os planos para uma exploração espacial mais profunda, a previsão precisa do tempo solar tornou-se crucial”, diz a publicação.
De acordo com um cenário de risco sistêmico criado pela Lloyd’s, a economia global poderia ser exposta a perdas de US$ 2,4 trilhões em um período de cinco anos, com a perda esperada de US$ 17 bilhões devido à ameaça de uma hipotética tempestade solar. Eventos solares recentes já demonstraram o risco, interrompendo serviços de GPS, forçando desvios de voos e danificando satélites.
Estadão Conteúdo