O cardeal gaúcho dom Cláudio Hummes, drugs prefeito da Congregação para o Clero, buy defendeu que os padres pedófilos sejam “julgados devidamente e castigados com a pena merecida” pelos danos causados.
Hummes fez essas declarações na carta que enviou a todos os sacerdotes do mundo por ocasião do Ano Sacerdotal, convocado pelo papa Bento XVI e que começará no próximo dia 19.
“É verdade que alguns sacerdotes se viram envolvidos em graves problemas e situações delitivas. Obviamente, é necessário continuar a investigação, julgá-los devidamente e aplicar a pena merecida. No entanto, estes casos representam uma percentagem muito pequena em comparação com o número total do clero”, escreveu Hummes.
O ex-arcebispo de São Paulo acrescentou que a “imensa maioria” dos sacerdotes são pessoas “digníssimas, homens de oração e de caridade pastoral” e ressaltou que a Igreja está “orgulhosa” de seus sacerdotes espalhados pelo mundo.
Com este Ano Sacerdotal, a Igreja celebra o 150º aniversário da morte de são João Maria Batista Vianney. Hummes encorajou os padres a celebrá-lo “com determinação, profundeza e fervor”.
“Deverá ser um ano positivo e de objetivos no qual a Igreja quer dizer, sobretudo aos sacerdotes, mas também a todos os cristãos, à sociedade mundial, por meio das mídias globais, que está orgulhosa de seus sacerdotes, que os admira e que reconhece com gratidão seu trabalho pastoral e seu testemunho de vida”, afirmou o cardeal.
Hummes também afirmou que deve ser um ano de análise das “condições concretas e do sustento material” no qual vivem os sacerdotes, “em alguns casos obrigados a subsistir em situações de dura pobreza”.