Os Houthis afirmaram nesta segunda-feira, 14, que a Arábia Saudita “não estará a salvo” enquanto mantiver ações consideradas hostis contra o Iêmen, em uma ameaça direta a Riad após ataques sauditas ao país. O grupo também sustentou que o tráfego de navios continua normalmente pelo Estreito de Bab al-Mandeb.
“Riad não estará a salvo enquanto continuar suas ações hostis”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores ligado aos Houthis.
Em mensagens divulgadas via Telegram, os Houthis acusaram a Arábia Saudita de ter iniciado a “agressão contra o Iêmen” e afirmaram que o reino empregou diferentes métodos “criminosos” para ampliar o sofrimento da população iemenita, inclusive durante o que classificaram como atuação do país em apoio aos palestinos.
O grupo também contestou as afirmações sauditas sobre a insegurança em Bab al-Mandeb, uma das principais rotas marítimas para o comércio internacional e o transporte de energia.
Segundo as mensagens, a continuidade do tráfego normal de embarcações pelo Estreito demonstra que as alegações de Riad não procedem e que a segurança da navegação na região teria aumentado.
Estadão Conteudo