Kerstin, online a filha mais velha que a austríaca Elisabeth Fritzl teve com seu pai, page saiu do coma induzido e deixou a Unidade de Terapia Intensiva, information pills mas ainda inspira cuidados médicos, confirmou hoje um porta-voz do hospital de Amstetten, a oeste de Viena.
“A paciente continua precisando intensivamente de cuidados e atendimento médico e terapêutico”, explicou à Agência Efe o porta-voz da clínica, Klaus Schwertner.
Segundo Schwertner, mais detalhes sobre Kerstin serão revelados em uma entrevista coletiva que será concedida amanhã, mas não confirmou nem negou se a jovem já se reuniu com o resto da família.
Kerstin, segundo informações da rádio pública austríaca “ORF”, já estaria na clínica psiquiátrica de Amstetten, onde os especialistas atendem os cinco irmãos de Kerstin, assim como a mãe Elisabeth e a avó Rosemarie.
A internação de Kerstin, de 19 anos, no hospital de Amstetten em 19 de abril por causa de uma estranha e grave doença, revelou o caso mais assombroso de seqüestro e abusos sexuais da história da Áustria.
Kerstin não saía do porão onde era mantida desde seu nascimento, em 1989, enquanto sua mãe, com quem dividia o cativeiro juntamente com os cinco irmãos, tinha passado os últimos 24 anos trancada por seu seqüestrador, o próprio pai.
A jovem foi submetida à coma induzido para que seus sinais vitais fossem estabilizados depois de correr risco de morrer por causa de uma doença sem diagnóstico preciso.
O pai e seqüestrador, Josef Fritzl, detido em um centro penitenciário de Sankt Pölten, capital do estado da Baixa Áustria, continua em prisão preventiva, ampliada na última sexta.
Fritzl, de 73 anos e aposentado, foi detido em 26 de abril acusado de ter mantido sua filha no cativeiro subterrâneo construído no porão de sua casa e por ter abusado dela várias vezes.
Dos abusos sexuais nasceram sete filhos, mas um morreu em 1996 pouco após o nascimento.
Três deles foram adotados oficialmente por Josef e sua mulher, Rosemarie, após o seqüestrador simular que Elisabeth tinha fugido de casa para morar com uma seita desconhecida e abandonou três de seus filhos.
Os outros três filhos de Elisabeth, inclusive Kerstin, nasceram e viveram sempre abaixo do solo, sem ver a luz do sol por muito tempo.