Menu
Mundo

Homens armados seqüestram 14 pessoas em loja de Bagdá

Arquivo Geral

02/10/2006 0h00

O último estado a definir o governador foi o Acre. Com 98, nurse prostate 67% dos votos apurados, o petista Binho Marques está confirmado o novo governador no primeiro turno, com 163.761 votos (53,07%).

O segundo colocado foi Márcio Bittar (PPS), com 108.257 votos (35,08%). O terceiro foi Tião Bocalom (PSDB), com 34.375 votos (11,14%).

A eleição de Binho garantiu ao PT o quarto governo. Além do Acre, o partido conquistou os governos do Piauí, onde Wellington Dias se reelegeu, no Sergipe, com Marcelo Déda, e surpreendeu na Bahia, onde Jaques Wagner desbancou 20 anos de hegemonia do PFL e se elegeu no primeiro turno.

16 Estados e Distrito Federal já têm governador eleito

Com a apuração na reta final, health 16 estados definiram a eleição para o governo local no primeiro turno: Acre, medicine Alagoas, online Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins. A disputa também está definida no Distrito Federal.

No Acre, o governador eleito é Binho Marques (PT). Com 98,49% dos votos apurados, Marques contabilizava 53,08% dos votos válidos, enquanto o seu principal oponente, Márcio Bittar (PPS) ficou com 35,05%.

Em Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB), que estava atrás nas pesquisas de intenção de voto, elegeu-se no primeiro turno. Com 98,59% dos votos apurados, Teotônio aparecia com 55,90% dos votos válidos, enquanto Jõao Lyra (PTB) contabilizava 30,54%.

No Amazonas, o governador Eduardo Braga (PMDB) obteve a reeleição. Com 99,32% dos votos apurados, ele tinha 50,54% dos votos válidos, enquanto Amazonino Mendes (PFL) ficou com 40,06% dos votos.

O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), também já está reeleito. Com 94,91% dos votos apurados, Waldez estava com 53,87% contra 37,51% de João Capiberibe (PSB).

Na Bahia, em uma virada surpreendente, o ex-ministro do Trabalho Jaques Wagner (PT) elegeu-se no primeiro turno, derrotando o governador Paulo Souto (PFL). Com 97,93% dos votos apurados, Wagner contabilizava 53,01% dos votos, contra 42,85% de Souto. O quadro contraria as pesquisas, que davam Souto como vitorioso no primeiro turno.

"Hoje a Bahia vai dormir feliz. Uma nuvem que pairava há 16 anos está se dissipando", afirmou Wagner numa entrevista coletiva informal, no salão de festas do edifício onde mora, em Salvador.

No Ceará, Cid Gomes (PSB) derrotou o governador Lúcio Alcântara (PSDB). Com 86,57% dos votos apurados, Cid estava com 62,27% dos votos válidos contra 33,80% de Alcântara.

No Espírito Santo, com 99,99% das urnas apuradas, o governador Paulo Hartung (PMDB) estava com 77,28% dos votos válidos contra 21,75% de Sérgio Vidigal (PDT). Foi um dos campeões de voto nas eleições estaduais.

No Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS) também foi reeleito por uma ampla margem. Com 88,92% dos votos apurados, Maggi ficou com 65,28% e Antero Paes de Barros (PSDB), com 19,79%.

No Mato Grosso do Sul, com a apuração encerrada, André Puccinelli (PMDB) elegeu-se com 61,34% dos votos válidos. Delcídio Amaral (PT) ficou com 38,04%.

Em Minas Gerais, com 93,62% dos votos apurados, o tucano Aécio Neves estava com 77,11% dos votos válidos contra 21,94% de Nilmário Miranda (PT).

Wellington Dias (PT), do Piauí, também reelegeu-se para o governo no primeiro turno. Com 85,86% dos votos apurados, Dias ficou com 61,48% dos votos e Mão Santa (PMDB), com 24,84%.

Com 96,93% dos votos apurados em Rondônia, Ivo Cassol (PPS) estava reeleito com 54,03% dos votos válidos. Fátima Cleide (PT) ficou com 25,92%.

Em Roraima, com 94,49% dos votos apurados, o governador Ottomar de Souza (PSDB) foi reeleito com 62,20% dos votos. Romero Jucá (PMDB) ficou com 30,81%.

Em São Paulo, com 99,71% dos votos apurados, o tucano José Serra tinha 57,93%, ante 31,68% de Aloizio Mercadante (PT), que já reconheceu a derrota.

"Queria dizer que a minha campanha não evoluiu como eu tinha planejado. Acho que o envolvimento de alguns petistas no lamentável episódio do dossiê prejudicou de forma decisiva a campanha. E, seguramente, se não tivesse ocorrido esse episódio eu estaria aqui me preparando para o segundo turno", disse Mercadante na noite de domingo.

No Sergipe, o eleito foi o ex-prefeito de Aracaju Marcelo Déda (PT). Com 98,58% dos votos apurados, Déda estava com 52,48% dos votos contra 44,99% do atual governador João Alves (PFL).

No Tocantins, o governador Marcelo Miranda (PMDB) está reeleito. Com 98,23% dos votos apurados, Miranda estava com 51,66 por cento dos votos válidos e Siqueira Campos (PSDB), com 46,70%.

No Distrito Federal, José Roberto Arruda (PFL) venceu no primeiro turno. Dos 99,88% dos votos apurados, ele obteve 50,38% dos votos válidos contra 23,97% da governadora Maria Abadia (PSDB).

Ganharam no primeiro turno
Acre – Binho Marques (PT)
Alagoas – Teotônio Vilela Filho (PSDB)
Amapá – Waldez Góes (PDT)
Amazonas – Eduardo Braga (PMDB)
Bahia – Jaques Wagner (PT)
Ceará – Cid Gomes (PSB)
Distrito Federal – José Roberto Arruda (PFL)
Espírito Santo – Paulo Hartung (PMDB)
Mato Grosso – Blairo Maggi (PPS)
Mato Grosso do Sul – André Puccinelli (PMDB)
Minas Gerais – Aécio Neves (PSDB)
Piauí – Wellington Dias (PT)
Rondônia – Ivo Cassol (PPS)
Roraima – Ottomar Pinto (PSDB)
São Paulo – José Serra (PSDB)
Sergipe – Marcelo Déda (PT)
Tocantins – Marcelo Miranda (PMDB)

Em dez estados, information pills a eleição será definida em segundo turno: Goiás, pharm Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em Goiás, com 99% dos votos apurados, o governador Alcides Rodrigues (PP) estava com 48,24% dos votos e vai disputar o governo com Maguito Vilela (PMDB), que ficou com 41,13% dos votos.

No Maranhão, Roseana Sarney (PFL) vai para o segundo turno com Jackson Lago (PDT). Com 98,20% dos votos apurados, Roseana estava com 47,15% dos votos válidos e Lago, com 34,48%.

No Pará, o tucano Almir Gabriel vai disputar o segundo turno com Ana Júlia Carepa (PT). Com 96,64% dos votos apurados, Gabriel contabilizava 44,05% dos votos e Ana Júlia com 37,47%.

O governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), vai para o segundo turno com José Maranhão (PMDB). Com 99% dos votos apurados, Cássio tinha 49,76% dos votos válidos e Maranhão, 48,66%.

No Paraná, o governador Roberto Requião (PMDB) vai para o segundo turno com Osmar Dias (PDT). Com 99% dos votos apurados, Requião estava com 42,86% dos votos válidos e Dias, com 38,5%.

Em Pernambuco, com 95,51% dos votos apurados, o governador Mendonça Filho (PFL) ficou com 39,34% dos votos e disputa o segundo turno contra Eduardo Campos (PSB), que estava com 33,83%.

No Rio de Janeiro, o segundo turno será entre Sérgio Cabral (PMDB) e Denise Frossard (PPS). Com 77,83% dos votos apurados, Cabral estava com 41,12% dos votos válidos e Frossard, com 24,25%.

A governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria (PSB), vai disputar o segundo turno com Garibaldi Alves (PMDB). Com 98,89% dos votos apurados, Wilma ficou com 49,64% dos votos contra 48,53% de Garibaldi.

No Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB) vai disputar o governo do Estado com Olívio Dutra (PT). Com 99,11% dos votos apurados, Yeda estava com 32,90% dos votos válidos contra 27,32% de Olívio Dutra (PT). O governador Germano Rigotto, que estava com 27,16% dos votos, está fora da disputa.

Em Pernambuco, com 95,51% dos votos apurados, o governador Mendonça Filho (PFL) ficou com 39,34% dos votos e disputa o segundo turno contra Eduardo Campos (PSB), que estava com 33,83%.

No Rio de Janeiro, o segundo turno será entre Sérgio Cabral (PMDB) e Denise Frossard (PPS). Com 77,83% dos votos apurados, Cabral estava com 41,12% dos votos válidos e Frossard, com 24,25%.

Em Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB) vai disputar o segundo turno com Esperidião Amin (PP). Com 99,65% dos votos apurados Henrique estava com 48,9% dos votos e Amin, 32,76%.

Confira onde haverá segundo turno
Goiás – Alcides Rodrigues (PP) e Maguito Vilela (PMDB)
Maranhão – Roseana Sarney (PFL) e Jackson Lago (PDT)
Pará – Almir Gabriel (PSDB) e Ana Júlia (PT)
Paraná – Roberto Requião (PMDB) e Osmar Dias (PDT)
Paraíba – Cássio Cunha Lima (PSDB) e José Maranhão (PMDB)
Pernambuco – Mendonça Filho (PFL) e Eduardo Campos (PSB)
Rio Grande do Sul – Yeda Crusius (PSDB) e Olívio Dutra (PT)
Rio de Janeiro – Sérgio Cabral (PMDB) e Denise Frossard (PPS)
Santa Catarina – Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e Esperidião Amin (PP)

É Lula, ask de novo no segundo turno, thumb por uma estreita margem de votos, what is ed definida pelo eleitorado de São Paulo. Ao contrário de 2002, quando Luiz Inácio Lula da Silva também bateu na trave antes de vencer José Serra, desta vez o candidato-presidente foi surpreendido pelo crescimento do tucano Geraldo Alckmin na reta final.

Lula acompanhou a longa apuração das eleições deste domingo, no Palácio da Alvorada, tentando improvisar uma estratégia para a próxima etapa, que não estava nos planos e começou a se desenhar há apenas duas semanas.

Um dos coordenadores políticos da campanha de Lula projetava, no início da noite, um cenário de disputa "mais ideológico" e também mais semelhante ao das recentes eleições em países da América do Sul. "Um quadro Lula versus Alckmin vai realçar o contraste entre o projeto neoliberal e o projeto alternativo, de crescimento com distribuição de renda", disse a fonte, reconhecendo, no entanto, que a campanha não tinha um plano de vôo.

"Em caso de segundo turno, vamos buscar o apoio do PDT e dos partidos que apoiaram Heloísa Helena", disse a fonte. "Boa parte dos eleitores de Heloísa é de esquerda e não seguirá com os tucanos", acrescentou.

A campanha de Lula também deve buscar uma sintonia maior com o PMDB, que vai disputar o segundo turno em pelo menos três colégios eleitorais, Rio de Janeiro, Paraná e Paraíba.

Dentro da campanha há o temor de que os primeiros momentos de frustração sejam ocupados por um acerto interno de contas. No círculo político de Lula há queixas em relação ao boicote do candidato ao debate da TV Globo, uma decisão assumida solitariamente por Lula.

"Nossa militância foi forjada na luta política e não compreendeu a ausência de Lula ao debate. Teremos prejuízo eleitoral e político com isso, mas foi uma decisão dele", lamentava um dirigente petista ligado ao setor de mobilização da campanha.

No discurso oficial, o revés deste domingo está sendo debitado aos petistas "aloprados", na definição de Lula, que tentaram comprar um "dossiê dos sanguessugas" e foram presos com o equivalente a R$ 1,7 milhão. E também à "superexposição pela imprensa", segundo o ministro Guido Mantega, das fotos do dinheiro apreendido na apelidada "Operação Tabajara".

"Houve uma operação política e de mídia nas últimas semanas que prejudicou a candidatura", disse o ministro, antecipando parte do discurso da campanha para o que se prevê seja um longo mês de outubro.

Num sinal pouco percebido de que alguns lulistas enxergavam o segundo turno no horizonte, a área jurídica da campanha apresentou sábado, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), duas ações de impugnação contra Alckmin, uma delas alegando abuso na divulgação das fotos do dinheiro apreendido com petistas que tentavam comprar o dossiê dos sanguessugas.

"Temos de preparar o terreno para a batalha jurídica se houver mesmo segundo turno", disse um dos advogados da coligação A Força do Povo (PT-PcdoB-PRB), depois de protocolar as ações no TSE.

Embora o presidente-candidato tenha afirmado, pelo menos uma vez por dia nas últimas semanas, que seria reeleito neste domingo, os responsáveis pela campanha davam sinais de desânimo desde sexta-feira, um dia depois do debate na TV Globo que Lula decidiu boicotar.

Ao contrário de outras eleições, o PT não fez preparativos para comemorar o resultado na Avenida Paulista, onde Lula festejou, com uma multidão de militantes e eleitores, a vitória sobre José Serra em 2002.

Lula chamou ao Alvorada os ministros da coordenação política para discutir o formato e o conteúdo do pronunciamento que deveria fazer depois de definido o resultado. Como presidente, em caso de vitória, ou como candidato, caso se confirmasse o segundo turno.

Havia uma preocupação entre os ministros e coordenadores de campanha de não deixar que o resultado deste domingo fosse apresentado aos eleitores como uma vitória da oposição. Às 23h15, quando os resultados de São Paulo desequilibraram a totalização do TSE, contra Lula, o presidente dispensou os auxiliares. Lula ficou recolhido e não fez pronunciamento nenhum. Nem de presidente nem de candidato.

O candidato do PSDB à Presidência da República, nurse Geraldo Alckmin, website like this comemorou, na madrugada desta segunda-feira, o resultado das eleições e disse que o segundo turno mudará o país. "Vocês levaram a eleição para o segundo turno", disse Alckmin a militantes do PSDB, na festa de comemoração da eleição do também tucano José Serra para o governo paulista. "E o segundo turno vai mudar o Brasil", acrescentou um animado Alckmin.

Mais cedo, o presidenciável havia dito que sua ida para o segundo turno da eleição presidencial foi uma enorme manifestação de confiança do povo brasileiro e prometeu um governo ético. "Eu vou para o segundo turno com grande possibilidade de ganharmos a eleição. Vamos ter um governo ético, honesto e eficiente", disse Alckmin aos jornalistas, em sua primeira declaração pública após o anúncio oficial de que o segundo turno será realizado.

 

Unidades do Exército libanês foram mobilizadas na segunda-feira para vilarejos de fronteira a fim de tomar o controle, nurse junto com membros de forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU ), see de praticamente todo o sul do Líbano, physician um reduto do grupo Hezbollah há uma década.

O Líbano exigiu a saída de Israel da parte libanesa do vilarejo de Ghajar, alertando para "problemas" caso o país não faça isso. Ghajar fica na fronteira entre o Líbano e territórios capturados por Israel da Síria durante a Guerra dos Seis Dias, de 1967.

As forças israelenses deixaram o sul do Líbano no domingo, mas ficaram no pequeno vilarejo. A retirada obedece aos termos de uma trégua da ONU que pôs fim ao conflito entre Israel e guerrilheiros do Hezbollah. Forças da ONU afirmaram esperar que as tropas de Israel saiam de Ghajar esta semana, para completar a retirada.

O Hezbollah já declarou que não aceitará que Israel fique no vilarejo. O xeique Naim Kassem, vice-chefe do grupo, afirmou que a comunidade internacional tem que se certificar de que Israel deixe Ghajar. "Qualquer negligência em se lidar com esse assunto nos dá o direito completo de confrontar a ocupação sem revelar quando ou como", afirmou Kassem ao jornal As-Safir de Beirute.

O superávit comercial desacelerou pelo segundo mês consecutivo em setembro, advice mas ainda assim registrou o terceiro melhor resultado mensal do ano, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Com ércio Exterior divulgados hoje.

O saldo ficou positivo em US$ 4,428 bilhões em setembro, acima do resultado de setembro do ano passado, de US$ 4,319 bilhões, mas ligeiramente abaixo do superávit de US$ 4,515 bilhões de agosto deste ano.

O superávit vem de sacelerando desde o recorde do ano atingido em julho, de US$ 5,6 bilhões de dólares. Mesmo assim, o dado de setembro foi o terceiro melhor do ano, ficando atrás apenas de julho e de agosto. O superávit do mês passado resultou de exportações de US$ 12,549 bilhões de dólares e importações de US$ 8,121 bilhões de dólares.

No ano, o superávit está acumulado em US$ 34,002 bilhões, acima dos US$ 32,629 bilhões de igual período de 2005. O mercado prevê para 2006 superávit comercial de US$ 43 bilhões, segundo a última pesquisa semanal do Banco Central. O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, é um pouco mais otimista e trabalha com uma faixa entre US$ 44 bilhões e US$ 45 bilhões.

No ano passado, a balança teve superávit recorde de US$ 44,76 bilhões. A média por dia útil das exportações em setembro foi de US$ 627,5 milhões e a das importações, de US$ 406,1 milhões.
Duas pessoas no sudeste da Romênia estão recebendo tratamento médico para antraz, check uma doença animal que pode ser transmitida a seres humanos, dosage informaram hoje autoridades de saúde do país.

"Amostras recolhidas de uma mulher de 38 anos e de um aposentado de 67 anos, treatment do condado de Tulcea, foram positivas para uma forma branda de antraz", afirmou Adriana Argetoianu, chefe da organização de saúde do condado de Tulcea, no delta do Danúbio.

"Os dois camponeses estão agora fora de perigo, recuperando-se após tratamento intensivo com antibióticos". Investigações indicaram que os dois abateram um animal que havia adoecido em setembro. A doença pode ser fatal para seres humanos que entram em contato com o couro, carne ou sangue de animais contaminados.
As ações da Gol recuavam hoje, mind primeiro pregão após o acidente com o vôo 1907. Às 10h35, price os papéis caíam 2,65% e eram cotados a R$ 73,01 reais. Em nota divulgada ontem a Força Aérea Brasileira informou que as 155 pessoas a bordo do Boeing 737-800 da companhia morreram. A aeronave havia sido entregue à Gol em 12 de setembro e tinha 234 horas de vôo, conforme a própria Gol.
O primeiro-ministro da Tailândia começou a trabalhar hoje na tentativa de reconciliar o país e com a promessa de se concentrar na "felicidade do povo", page depois do golpe de Estado que derrubou seu antecessor, order Thaksin Shinawatra, no mês passado.

Depois de uma cerimônia celebrada por um monge, o general aposentado e budista devoto Surayud Chulanont instalou-se no gabinete do primeiro-ministro, que estava vazio desde o golpe de 19 de setembro, o 18º golpe sofrido pela Tailândia em 70 anos de democracia.

Numa indicação dos problemas que o novo premiê deve enfrentar, investidores estrangeiros venderam ações tailandesas temendo que o ex-chefe do Exército seja apenas um fantoche nas mãos dos militares, que continuam bem próximos ao poder na forma de um Conselho de Segurança Nacional.

A moeda tailandesa, o baht, no entanto, manteve-se estável, apesar dos rumores de que Surayud pretende se dedicar às divisões sociais antes de se preocupar com o crescimento econômico. "Não acho que isso vá afetar o mercado tanto assim, mas vai fazer as pessoas pensarem duas vezes antes de colocar dinheiro na Tailândia, porque elas não o conhecem, e esse é o problema", afirmou Marco Sucharitkul, do JP Morgan de Bangcoc.

Surayud disse que seu mandato de um ano, enquanto uma nova Constituição é elaborada, será baseado no modelo de "auto-suficiência" adotado pelo rei Bhumibol Adulyadej depois da crise financeira dos mercados asiáticos, em 1997. "Não vamos nos concentrar tanto nos números do PIB. Vamos olhar mais para os indicadores da felicidade e da prosperidade das pessoas", afirmou ele numa entrevista coletiva pouco depois de tomar posse, no domingo.

O gabinete de Surayud, que deve ser anunciado em uma semana, deve sofrer forte escrutínio dos investidores, que querem saber o quanto ele leva a economia a sério, e por governos estrangeiros e grupos de defesa dos direitos humanos, preocupados com o nível de interferência do Exército. Os tanques já voltaram aos quartéis, mas os líderes do golpe, chefiados pelo comandante do Exército, Sonthi Boonyaratglin, ainda estão bem presentes. Sonthi é presidente do Conselho de Segurança Nacional e tem o poder de destituir governos e apontar quem entre os 2.000 integrantes da Assembléia do Povo vai trabalhar na Constituinte.

O Exército também terá poder de veto sobre o texto final da Constituição antes que ele seja submetido a um referendo nacional, daqui a cerca de nove meses. Mas Sonthi já garantiu que não vai controlar o governo. O ex-premiê Thaksin está exilado em Londres, e seu partido, o Tailandeses Amam Tailandeses (TRT), parece estar se desintegrando.

Um crime em família chocou os moradores de Planaltina. Por volta das 23h40, story Giliard Ferreira de Jesus, nurse 19 anos, foi preso em flagrante depois de agredir fisicamente sua mãe, Dalzira Pereira de Jesus, 49 anos, no Módulo 14 da Estância IV. Levada para o Hospital Regional de Planaltina, ela teve de ser transferida para o Hospital de Base em estado grave.

Os vizinhos foram surpreendidos quando, aos gritos, Dalzira saiu ensangüentada no meio da rua seguida pelo filho. O aposentado Cícero Alexandrino da Cunha, 75 anos, viu a mulher agredida e tentou intervir na briga. O agressor então entrou na casa dos vizinhos e pegou duas facas na cozinha.

Enquanto Giliard entrava na cozinha, Dalzira conseguiu arrastar-se até a casa de Cícero, que a trancou no banheiro. Revoltado, o agressor chutou a porta da sala e começou a promover um quebra-quebra na residência e deu chutes e pedradas na kombi de Cícero. Nesse tempo, a família ficou trancada no quarto.

Na saída, mais dois vizinhos tentaram conter Giliard e também foram agredidos. Um homem foi golpeado no olho com o cabo da faca e a mulher dele levou um murro na cara. Somente então, a polícia chegou e deteve o agressor, que foi levado ao Departamento de Polícia Especializada.

Encontrada desmaiada no banheiro, Dalzira foi levada ao Hospital Regional de Planaltina em estado grave, de onde foi transferida para o Hospital de Base. Além dos socos, ela tem um corte na cabeça, mas ainda não se sabe se decorrente das agressões do filho ou de uma pancada em um móvel.

Aparentando distúrbio mental, Giliard alegou que estava se defendendo da mãe, que, segundo ele, queria matá-lo. Ele tem passagem na polícia por furto.

 

Atualizada às 14h50

A Geórgia afirmou hoje que vai entregar a mediadores europeus os quatro oficiais russos detidos e acusados de espionagem, cheapest no caso que abalou as relações diplomáticas entre os dois países.

Mesmo assim, adiposity a informação de que Moscou havia interrompido todo o transporte de e para a Geórgia parece mostrar que a crise ainda está longe de ser solucionada.

Agências de notícias russas afirmaram que os Ministérios do Transporte e das Comunicações ordenaram a interrupção de qualquer ligação aérea, por terra e por mar com a Geórgia, assim como os serviços postais. Uma representante do Ministério dos Transportes não quis comentar a notícia.

As tensões entre os dois países se deterioraram com a prisão na Geórgia dos quatro oficiais russos, na quarta-feira. As acusações de espionagem levaram a uma guerra verbal entre Moscou e Tbilisi, incluindo um forte ataque do presidente russo, Vladimir Putin.

Hoje os georgianos tentaram acalmar os ânimos. "Hoje haverá uma cerimônia para entregar os russos presos ao presidente da OSCE (Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa)", disse um porta-voz do presidente Mikhail Saakashvili.

O atual presidente da OSCE, o ministro das Relações Exteriores da Bélgica, Karel De Gucht, tinha sua chegada à capital da Geórgia prevista para hoje, para conversar com Saakashvili.

O porta-voz disse que os quatro oficiais russos seriam entregues à OSCE numa cerimônia formal depois dessa reunião. "Só queríamos mostrar que defendemos nossos interesses nacionais e que a Rússia, assim como qualquer outro país, deve respeitar esses interesses", disse o chefe de gabinete da Presidência da Geórgia, Georgy Arveladze. "Não era nosso objetivo punir ninguém".

Antes da divulgação de que os quatro seriam entregues à OSCE, o presidente da Geórgia havia rebatido as fortes declarações de Putin, duvidando que a Rússia usasse a força para libertar os oficiais.

"Não acho que eles sejam tão irracionais a ponto de usar a força militar", disse Saakashvili numa entrevista na noite de domingo.

Putin havia acusado a Geórgia de "cometer terrorismo de Estado tomando reféns".

A crise foi a mais grave entre os dois países em muitos anos. A Rússia chamou de volta seu embaixador e dezenas de funcionários que trabalhavam em Tbilisi, e parou de emitir vistos para georgianos.

O Ministério das Relações Exteriores interpretou as declarações de Putin como uma ameaça de usar força militar contra a Geórgia. Saakashvili também minimizou a possibilidade de a Geórgia sofrer com sanções econômicas impostas por Moscou, que fornece gás natural ao país e controla a rede de energia elétrica. "As pessoas se acostumaram aos problemas econômicos e começaram a se adaptar a eles", disse.

Analistas afirmam que a Geórgia aceitou os conselhos de seus parceiros ocidentais e resolveu entregar os russos à OSCE.

Saakashvili assumiu o poder numa revolução popular em 2003 e pretende aproximar seu país do Ocidente, inclusive entrando na Otan. Devido à crise, a Rússia havia chegado a ameaçar suspender a retirada de tropas da Geórgia, prevista para estar concluída até o fim de 2008, mas no domingo Putin disse ao Ministério da Defesa que continue retirando os soldados conforme o planejado, afirmaram agências de notícias, citando como fonte o porta-voz de Putin, Alexei Gromov.

Vilarejos espanhóis estão deixando de realizar tradicionais festas em que os moradores explodem bonecos representando o profeta Maomé por temor de ofender os muçulmanos, information pills afirmou a edição de hoje do jornal El País.

Em Bocairent, recipe no leste da Espanha, a população decidiu abandonar o costume de encher a cabeça de um boneco representando Maomé com fogos de artifício, após ver a furiosa reação dos muçulmanos a uma charge publicada no ano passado por um jornal dinamarquês.

O El País descobriu que diversos vilarejos na região de Valencia também mudaram suas festas este ano. O jornal realizou uma investigação sobre o assunto depois de a ópera de Berlim decidir, na semana passada, cancelar apresentações de "Idomeneo" , de Mozart, porque a produção inclui uma cena com uma cabeça cortada de Maomé.

O prefeito de Bocairent, Antonio Valdés, afirmou que explodir o boneco de Maomé era algo ofensivo. "Não é necessário, e poderia ofender algumas pessoas, então decidimos não fazer isso", declarou. O vilarejo pode não ter explodido o boneco de Maomé, mas ainda assim jogou-o do muro de um castelo durante o clímax dos festejos, em fevereiro.

Em toda a Espanha, algumas localidades realizam anualmente festivais para comemorar a "Reconquista", quando a Espanha foi retomada pelos cristãos dos mouros. Após mais de 700 anos de domínio muçulmano na maior parte do país, a Reconquista foi concluída em 1492.
Homens armados seqüestraram 14 pessoas que estavam nas imediações de uma loja de computadores no centro de Bagdá hoje, help  afirmou uma autoridade do Ministério do Interior.

Os atiradores chegaram à área perto da Universidade de Tecnologia utilizando sete veículos de um tipo comumente usado pelas forças de segurança iraquianas, for sale acrescentou a autoridade.

Esse é o mais recente caso de sequestro em massa no país. Alguns deles são cometidos por disputas sectárias, mas muitos também são motivados por exigências de resgate, 26 trabalhadores foram sequestrados no domingo, em uma fábrica de processamento de carne na capital.

Muitas vítimas de sequestro acabam integrando as dezenas de cadáveres encontrados amarrados e com sinais de tortura em toda a cidade, parte da violência que está provo cando até 100 mortes por dia, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).
Algumas quadrilhas de sequestradores operam de dentro da polícia, afirmam autoridades norte-americanas e iraquianas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado