Menu
Mundo

Homem atropela pedestres e deixa cinco feridos na França

Ataque em Oléron é investigado como tentativa de assassinato; suspeito detido após gritar frases em árabe

Redação Jornal de Brasília

05/11/2025 14h16

Foto: Reprodução/YouTube

Foto: Reprodução/YouTube

Um homem de 35 anos atropelou “deliberadamente” pedestres e ciclistas nesta quarta-feira (5) na ilha francesa de Oléron, na costa atlântica, e causou cinco feridos antes de ser detido, anunciaram as autoridades.

A Justiça investiga os fatos como “tentativa de assassinato”, embora os motivos ainda sejam desconhecidos, indicou à AFP Arnaud Laraize, procurador de La Rochelle.

No momento de sua detenção, ele gritou “Alá é grande!” em árabe, indicou Laraize, dias antes do décimo aniversário dos atentados jihadistas que deixaram 130 mortos em Paris e Saint-Denis.

Mas “não foi o único” grito, disse o ministro do Interior, Laurent Nuñez, que pediu “muita prudência” sobre o motivo.

“Ele atropelou deliberadamente” cinco pedestres ou ciclistas em 35 minutos, mas várias outras pessoas “estão psicologicamente muito afetadas” após presenciar a cena, acrescentou o ministro.

O homem tinha antecedentes por delitos comuns, e os serviços de inteligência não o tinham registrado por uma eventual radicalização, segundo as autoridades.

O prefeito de Saint-Pierre d’Oléron, Christophe Sueur, indicou ao jornal Le Parisien que o homem era conhecido por “diversos deslizes”, “principalmente devido ao seu consumo regular de drogas e álcool”.

Dois dos feridos estão em estado grave, entre eles uma assistente parlamentar do partido de extrema direita de Marine Le Pen.

Seu vice-presidente, Sébastien Chenu, denunciou uma “ameaça islamista”. Cabe à “Justiça” qualificar o ato, respondeu Nuñez.

A França tem sido abalada por uma série de atentados jihadistas na última década. Em 2016, um tunisiano avançou com um caminhão contra uma multidão em Nice, matando 86 pessoas.

AFP

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado